Queridos irmãos e irmãs em Cristo,
Hoje, vamos refletir sobre os testes e provas que enfrentamos em nossas vidas como cristãos. Vamos ver o que a Bíblia nos diz sobre isso, especialmente no livro de
Tiago 1:2-4:
"Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter uma ação completa, para que vocês sejam maduros e íntegros, sem que lhes falte coisa alguma".
- Tiago nos ensina que os testes e provas são oportunidades para crescermos em perseverança e maturidade. São oportunidades para crescermos em Deus. Não são obstáculos.
Veja a experiência de Jeremias 11:20:
"Mas, ó Senhor dos Exércitos, justo Juiz, que provas o mais íntimo do coração e da mente, que eu veja a tua vingança contra eles, pois a ti revelei a minha causa".
Deus prova o mais íntimo do coração e da mente, para o nosso bem.
Pedro também compartilha sua visão:
1 Pedro 1:6-7
"Nisso vocês se alegram, embora agora por algum tempo sejam afligidos por várias provações. Elas têm o objetivo de provar a autenticidade da sua fé, que tem mais valor do que o ouro perecível, que é provado pelo fogo".
As provações têm o objetivo de provar a autenticidade da nossa fé.
Não é hora de desespêro, mas é hora de confiar completamente no agir de Deus. Devemos considerar as tribulações como oportunidades para crescermos em perseverança e caráter aprovado.
A luta vem e passa, não desanime, não.