Hoje vamos estudar três exemplos bíblicos de pessoas que oraram e conseguiram respostas. Vamos descobrir que o segredo da resposta divina destaca a fé e a confiança em Deus. A oração é tipo uma ponte entre nós e Deus, um diálogo, uma ligação direta com Deus, a qualquer hora e em qualquer lugar.
1. A oração de Isaque por seus filhos -- Gênesis 25:21 a 26: --- ²¹ Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, pois ela não podia ter filhos. O Senhor ouviu a oração de Isaque, e Rebeca ficou grávida de gêmeos.²² Os dois bebês lutavam um com o outro no ventre da mãe, de modo que ela consultou o Senhor a esse respeito. "Por que isso está acontecendo comigo?", perguntou ela. ²³ O Senhor respondeu: "Os filhos em seu ventre se tornarão duas nações. Desde o começo, elas serão rivais.
Uma nação será mais forte que a outra, e seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo". -- Isaque orou pedindo um filho e Deus lhe deu dois. Ou seja, porção dobrada! -- Isaque orou, acreditando que Deus cumpriria suas promessas e lhe concedesse suas bênçãos. A resposta veio mostrando a fidelidade de Deus e o poder da fé.
-- Deus havia prometido que Abraão seria pai de muitas nações. Foi com base nessa promessa que Isaque, filho de Abraão começou a orar com confiança, sabendo que Deus é fiel às suas promessas. Precisamos acreditar que Ele atenderá às nossas necessidades e que as bênçãos virão em dôbro, quando orarmos com fé e confiança.
-- João 15:7 -- Mas, se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e isso lhes será concedido!
2. A vida de comunhão/oração de Enoque - - Gênesis 5:22--24:
²² Depois do nascimento de Matusalém, Enoque viveu em comunhão com Deus por mais 300 anos e teve outros filhos e filhas. ²³ Enoque viveu 365 anos, ²⁴ andando em comunhão com Deus até que, um dia, desapareceu, porque Deus o levou para junto de si.
Nossa fé e comunhão com Deus também podem trazer respostas divinas, mesmo quando as respostas não aconteçam de forma imediata. O exemplo de Enoque nos encoraja a buscar uma vida de fé e comunhão com Deus, para que possamos experimentar respostas divinas em nossas vidas. Andar com Deus só é possível pela oração perseverante.
3. A oração de Ana -1ºSamuel 1:7 a 12:
⁷ Todos os anos era a mesma coisa: Penina provocava Ana quando iam à casa do Senhor e, a cada vez, Ana chorava muito e ficava sem comer.
⁸ "Ana, por que você chora?", perguntava Elcana, seu marido. "Por que não come? Por que está tão triste? Será que não sou melhor para você do que dez filhos?"
⁹ Certa vez, depois que comeram e beberam na cidade de Siló, Ana se levantou. O sacerdote Eli estava sentado ao lado da entrada do templo do Senhor.
¹⁰ Ana estava muito angustiada e chorava sem parar enquanto orava ao Senhor.
¹¹ Então fez o seguinte voto: "Ó Senhor dos Exércitos, se olhares com atenção para o sofrimento de tua serva, se responderes à minha oração e me deres um filho, eu o dedicarei para sempre ao Senhor, e o cabelo dele nunca será cortado".
¹² Enquanto ela fazia sua oração ao Senhor, Eli a observava.
- Ana orou fervorosamente por um filho, após anos de infertilidade.
- Ana implorou a Deus por um filho, com fé e esperança, e Deus respondeu, lhe dando Samuel e mais cinco filhos.
- 1ºSamuel 2:21 -- E o Senhor abençoou Ana, e ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, Samuel crescia na presença do Senhor.
Podemos orar com o coração cheio de fé e esperança, sabendo que Deus é capaz de ouvir nossas súplicas. A história de Ana nos lembra que Deus pode responder às nossas orações, mesmo quando as soluções sejam humanamente impossíveis.
- Efésios 3:20 -- Toda a glória seja a Deus que, por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar.
- A expressão infinitamente mais significa que o poder e a capacidade de Deus não têm limites. --- Esse poder infinito supera a nossa capacidade de imaginar o seu tamanho.
- 1ºCrônicas 29:11-14 -- ¹¹ Ó Senhor, a ti pertencem a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade. Tudo que há nos céus e na terra é teu, ó Senhor, e este é teu reino. Tu estás acima de tudo.
¹² Riqueza e honra vêm somente de ti, pois tu governas sobre tudo. Poder e força estão em tuas mãos, e cabe a ti exaltar e dar força.
¹³ "Ó nosso Deus, damos graças e louvamos teu nome glorioso!
As orações respondidas na Bíblia -- que estudamos hoje -- como as de Isaque, Enoque e Ana, demonstram que Deus é um Deus que ouve e responde. Podemos ter confiança de que Deus ouvirá as nossas orações e, com fé e perseverança, Ele nos dará respostas, sempre no tempo e no lugar certo.
-- Que a fé e a confiança em Deus sejam o nosso GPS [a nossa bússola] nos guiando a uma vida de comunhão, fé e esperança na resposta divina!