Pesquisar este blog

PERDOAR É MELHOR DO QUE SE VINGAR!

"E, lançando-se ao pescoço de seu irmão Benjamim, chorou. E, abraçado com ele, Benjamim também chorou. José beijou todos os seus irmãos e chorou, abraçado com eles. Depois, os seus irmãos falaram com ele." Gênesis 45.14-15

Jesus na cruz do Calvário agiu com amor e misericórdia. E Ele espera que nós também façamos com aqueles que nos ofendem. Perdoando, reconciliando, trazendo de volta para perto. 

Nosso desejo é que a sua família esteja sempre firmada na Rocha que nunca se abala: JESUS. 

A Presença de Deus em Meio à Turbulência

Convido você a refletir sobre a presença de Deus em nossas vidas, especialmente  durante turbulências e desafios. 

## Salmo 46 - "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, uma ajuda sempre presente na adversidade. Portanto, não temeremos, ainda que a terra seja removida e os montes sejam lançados ao meio do mar. Bramem e espumem as suas águas, tremam os montes com a sua prepotência. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus.

O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio".

- Esse salmo nos mostra que Deus é o nosso refúgio e fortaleza. Ele nos lembra que Deus está conosco e pronto para agir.

- Salmo 23:4 - "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam". Isso nos lembra que Deus está conosco mesmo nos momentos de alta pressão emocional e espiritual .

# João 7:38-39, afirma:

"Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva fluirão do seu interior. 

Ele disse isso se referindo ao Espírito Santo que haviam de receber.          Isso se refere ao Espírito Santo que recebemos quando cremos em Jesus. 

## Efésios 2:22 - "Vocês também estão sendo edificados juntamente com os outros para se tornarem uma habitação de Deus no Espírito. Paulo nos diz que nós somos a habitação de Deus no Espírito. Isso significa que Deus habita em nós e que somos o Seu templo.

 -1 Coríntios 6:19-20 - "Acaso não sabem que o seu corpo é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, o qual vocês receberam de Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por um preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo". Isso nos lembra que somos o templo de Deus e que devemos glorificá-Lo com nossos corpos.

- Conclusão

Em meio às turbulências e desafios da vida, podemos ter certeza de que Deus está conosco. Ele é o nosso refúgio e fortaleza, e Ele nos ajuda em nossas necessidades. Nós somos a habitação de Deus no Espírito, e Ele habita em nós. Portanto, devemos confiar em Deus e buscar a Sua presença em nossas vidas.

## Aplicação Prática

- Confiar em Deus em meio às turbulências e desafios da vida.

- Buscar a presença de Deus em nossas vidas através da oração e da leitura da Bíblia.

- Reconhecer que somos a habitação de Deus no Espírito e que devemos glorificá-Lo com nossos corpos.

- Viver de maneira que agrade a Deus e buscar a Sua vontade em nossas vidas.

- Compartilhar a mensagem de Jesus com os outros e mostrar-lhes a presença de Deus em nossas vidas.

Vamos viver de maneira que agrade a Ele e glorificá-Lo com nossos corpos. Amém.

A ORAÇÃO RESPONDIDA

O que é a oração pra você?

-- A oração é a forma mais importante de comunicação com Deus. Hoje vamos explorar um exemplo prático de oração respondida, na Bíblia. Existem dezenas, mas, nosso foco é:

A Oração de Ezequias (2ºReis 20:1-6)

¹Por esse tempo, Ezequias ficou doente e estava para morrer. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e transmitiu-lhe a seguinte mensagem: “Assim diz o Senhor: ‘Ponha suas coisas em ordem, pois você vai morrer. Não se recuperará dessa doença’”. Quando Ezequias ouviu isso, virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: “Ó Senhor, lembra-te de como sempre te servi com fidelidade e devoção, e de como sempre fiz o que é certo aos teus olhos”. Depois, o rei chorou amargamente. Então, antes que Isaías deixasse o pátio intermediário,[a] recebeu esta mensagem do Senhor“Volte a Ezequias, líder de meu povo, e diga-lhe: Assim diz o Senhor, o Deus de seu antepassado Davi: ‘Ouvi sua oração e vi suas lágrimas. Vou curá-lo e, daqui a três dias, você sairá da cama e irá ao templo do SenhorAcrescentarei quinze anos à sua vida e livrarei você e esta cidade do rei da Assíria. Defenderei esta cidade por causa de minha honra e por causa de meu servo Davi’”.

--- Por que escolhi essa referência? Porque Ezequias estava diante de uma situação desesperadora, com uma doença em fase terminal, e sua oração foi respondida por Deus.

--- O que podemos aprender com essa oração? Podemos aprender que Deus ouve as orações sinceras e pode mudar o curso dos acontecimentos. Ore sem retórica, ore sem palavras rebuscadas, ore intensamente,  abra o coração, deixe sua alma falar com Deus. Mesmo que sejam apenas gemidos. 

--- Deus detesta arrogância, autossuficiência. Mas, um coração quebrantado, moído pela dor, pelo sofrimento, pela sensação de fracasso, jamais será desprezado por Deus. 

--- Caso esteja se sentindo completamente sem palavras, por causa de traição, doença, relacionamentos disfuncionais, negócios falidos, golpes, abusos, violência, sugiro que escolha um lugar quieto e leia, sussurrando se necessário, o Salmo 51 como sendo o autor daquelas frases.

--- Em minutos você verá que o Pai não está indiferente à sua dor nem à sua causa!

Bora experimentar?

QUANDO DEUS ENCONTRA UM DESANIMADO

 Desânimo pode ser algo surpreendente. Ele surge de modo inesperado, se infiltra em nossas vidas e suga nossa motivação. A princípio, reagimos investindo mais energia, nos cobramos mais, tentamos ser mais fortes e perseverantes. No entanto, pouco a pouco, mesmo essas resoluções caem em terreno estéril; falta energia, as cobranças nos deprimem, e nossas forças se esvaem. Existem muitas razões para o desânimo. Aparentemente, ele não se baseia em resultados de nossos esforços, mas tanto em fatores biológicos e químicos quanto em expectativas e perspectivas de vida.

A Bíblia nos relata uma história sobre um encontro de Deus com Elias quando este estava profundamente desanimado. O relato está em 1ºReis 19, mas, logo antes, no capítulo 17 lemos que Elias falou que não haveria chuva em Israel. A seca se prolongou por três anos. Lemos no capítulo 18 que, mais uma vez obedecendo ao Senhor, Elias se apresenta a Acabe e o chama para um desafio entre ele e os profetas de Baal. O resultado foi uma estrondosa vitória espiritual. Ao final da experiência é possível que Elias tenha entendido que estava diante de um avivamento em Israel. Primeiro, o povo declarou que “só o Senhor é Deus!” (1Reis 18.39). Depois, os profetas são eliminados. Por fim, o próprio rei Acabe parece assumir uma atitude submissa quando Elias lhe dá instruções para comer e beber, pois ele já ouvia o barulho de chuva. Elias estava se baseando tanto na promessa de Deus quanto em sua própria expectativa.

Não seria um exagero supor que Elias estava no auge de seu entusiasmo. No entanto, o avivamento não havia chegado. Havia Jezabel. Esta mulher é descrita como uma mulher birrenta,  perversa, idólatra, opressora, manipuladora e perseguidora daqueles que temiam a Deus. O rei Acabe é descrito como um marido que não sabia ou não queria tomar uma atitude quanto à sua esposa. Chegando em casa, ela ouve o que aconteceu e o resultado foi o contrário do que Elias imaginava:

Por isso, Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe:

-- “Que os deuses me castiguem com todo o rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles”.

Elias teve medo e fugiu para salvar sua vida. (2ºReis 19.2-3a)

Este é momento que parece que algo se partiu no coração de Elias.

O mesmo homem que enfrentou o rei dizendo que não choveria, que enfrentou 850 profetas malignos e depois os matou, agora treme medo diante de uma ameaça da rainha Jezabel.

Elias não só fugiu, mas, também desistiu de viver. Caminhou o dia inteiro sozinho. Exausto, ele senta embaixo de e ora pedindo a própria morte.

1ºReis 19.4b conta como Elias orou: “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados”.

-- É natural e humano que o desânimo se instale logo após profundas experiências espirituais positivas, seguidas de fortes decepções. Já passei por fases parecidas.

-- Talvez você já tenha passado por isso. Como já lhe disse, Eu já passei.

Deus faz algo fantástico, experimentamos na prática um grande mover de Deus. Porém, não mais que, de repente, surge uma enorme, uma traição! Frustrações se acumulam e a gente começa a se perguntar se Deus está vendo o tsunami, se Ele vai assistir ao nosso drama, se vai tomar uma atitude. Enquanto esperamos Deus agir revertendo o sufoco, caímos na areia movediça dos questionamentos: se realmente Ele vai fazer algo, se vale a pena continuar lhe servindo.                                                                         ---- E, no fundo da caverna acende o sinal vermelho: será que meu tempo não acabou?

A resposta de Deus para estas situações está escrita num enorme painel luminoso em 1ºReis 19.5-18. Cheio de misericórdia e amor, confira comigo a sequência.

- Deus alimenta Elias e o faz descansar (versos 5-7);

- Deus leva Elias a um local deserto e especial (versos 8-9);

- Deus pergunta o que Elias faz ali (verso 9b);

-- Agora, diante das queixas de Elias, Deus lhe dá uma pequena amostra de seu poder (versos 10-13);

Aparentemente Elias continua com suas queixas (verso 14). Mas Deus não o descarta do ministério;

Ele o chama para ungir futuros reis (versos 15-16a);

Ele o chama para encontrar um companheiro de ministério (verso 16b);

Ele revela seu plano e que ainda mantém um remanescente fiel (versos 17-18).

Não sei como você está.

-- São muitas pessoas, como eu e você, que têm enfrentado o desânimo.

Depois de longos anos de fidelidade (ministerial, conjugal, profissional), começam a achar que não fazem diferença, que são descartáveis, que seu tempo passou. E que nada mais vale a pena.

-- Se você está enfrentando uma fase assim, eu quero encorajar você. Leia e releia a história de Elias. Você não precisa de um tempo de descanso, de retiro espiritual, acessar outra vez a voz de  Deus. Quem sabe Você começa a recordar o quanto Deus já fez em você, por você e através de você?

Meu desejo sincero e minha oração por você e por mim é que, em meio a fases de desânimo, a presença de Deus seja ao mesmo tempo poderosa e íntima.

Isaías 57.15 diz:

Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito”.

ESTAR CHEIO DO ESPÍRITO SANTO É FUNDAMENTAL - 1

Buscar ser cheio do Espírito Santo é fundamental, pois isso nos permite viver uma vida que agrada a Deus e cumprir nossa missão como testemunhas de Cristo. Trago aqui 7 referências bíblicas que justificam a importância de buscarmos ser cheios do Espírito Santo:

1. Atos dos Apóstolos 1:8: "Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra".

- Esta passagem mostra que o Espírito Santo é extremamente necessário para cumprir a missão de ser testemunha de Cristo.

2. Lucas 11:13: "Se vocês que são maus, sabem dar coisas boas aos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que pedirem!" Deus está disposto a dar o Espírito Santo àqueles que demonstrarem esse profundo desejo de coração, confiando na bondade e generosidade do Pai.

3. Efésios 5:18: "Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito". Essa passagem mostra que ser cheio do Espírito Santo é uma escolha que podemos fazer, e que isso é necessário para viver uma vida que agrada a Deus.

4. Atos dos Apóstolos 4:31: "Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus". Vemos aqui que a oração intensa e perseverante é um canal importantíssimo para receber o Espírito Santo e ser cheio de poder, fé e ousadia.

5. Gálatas 5:22-23: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei". É o Espírito Santo que nos habilita  a produzir frutos que são visíveis, percebidos pelos outros, confirmando nossas palavras com nossas atitudes.

6. 2ªCoríntios 3:17: -- "Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade". Devemos buscar ser cheios do Espírito Santo para que possamos experimentar a liberdade e a vida transformada e regenerada que Ele produz em nós, de dentro para fora traz.

7. João 16:7-8: "Mas eu [Jesus] afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo". É por ação exclusiva do Espírito Santo o processo para convencer as pessoas do pecado,  da justiça e do juízo.

 Em resumo, buscar ser cheio do Espírito Santo é fundamental para os cristãos, pois isso nos permite viver uma vida que agrada a Deus, cumprir nossa missão de ser testemunhas de Cristo e produzir frutos que sejam visíveis. Devemos pedir ao Pai celestial que nos dê o Espírito Santo, confiar na Sua bondade e generosidade, e buscar ser cheios do Espírito Santo para que possamos experimentar a liberdade e a vida que Ele traz.

INSS EDITA NORMA "DIABÓLICA" CONTRA APOSENTADOS

----Estadão Conteúdo---

Uma ação popular ajuizada na Justiça Federal em São Paulo pede liminarmente a suspensão dos efeitos da Instrução Normativa PRES/INSS 186/2025 que regulamenta a contestação e restituição de descontos indevidos nos benefícios previdenciários – esquema que pode ter levado a um prejuízo de R$ 6,3 bilhões a milhões de segurados.

+ Fraude no INSS: 1,6 milhão já pediram reembolso; só 2% autorizaram desconto.

A norma publicada no dia 12 de maio “impõe obstáculos aos aposentados vítimas de fraudes, ao inverter o ônus da prova e criar um sistema que favorece a impunidade”, sustentam os advogados Erik Navarro Wolkart e Geovani dos Santos da Silva, que subscrevem a inicial, distribuída para a 11ª Vara da Justiça Federal em São Paulo.

Eles criticam a “inversão indevida do ônus da prova” e consideram que “exigir que o idoso, com todas as dificuldades (econômicas, digitais, cognitivas), acesse os canais, identifique o desconto como indevido e manifeste sua não autorização, configura uma inversão inadequada do ônus da prova”.

“Em um cenário onde a vasta maioria dos descontos é apontada como não autorizada, a presunção de legalidade deveria recair sobre a ausência de desconto, e caberia às associações e sindicatos comprovarem a regularidade da cobrança”, sugerem. “A exigência de que o idoso ‘prove’ que não autorizou o desconto se torna uma prova diabólica, quase impossível de ser produzida em muitos casos.”

O texto argumenta, ainda. “Como o idoso, muitas vezes com memória falha ou sem acesso a registros antigos, comprovará uma não autorização ocorrida há meses ou anos? A ausência de uma manifestação de não autorização, diante das barreiras de acesso e informação, não pode ser 

Segundo eles, “é inaceitável que o INSS transfira para o idoso, muitas vezes com limitações tecnológicas, financeiras e até cognitivas, a responsabilidade de comprovar que não autorizou um desconto claramente abusivo”.

Cerca de 30 entidades estão sob investigação da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal. Elas firmaram Acordos de Cooperação Técnica com o INSS e ao longo de vários anos se beneficiaram dos descontos indevidos de mensalidades associativas em benefícios previdenciários.

A limitação temporal de cinco anos para ressarcimento, mesmo quando os descontos são contínuos e se prolongam por mais de uma década, é alvo de críticas na ação. Outro ponto questionado é a “ausência de sanção automática às entidade.

“É um sistema perverso, em que o lesado passa por todo um processo de contestação e, ao final, ainda corre o risco de ficar de mãos vazias se a parte fraudadora simplesmente ignorar a obrigação de pagar”, afirma o advogado Geovani dos Santos da Silva.

Os advogados requerem a suspensão liminar da norma. Destacam “risco iminente de consolidação da impunidade e de aprofundamento das perdas sofridas por milhões de beneficiários da Previdência Social’.

“Não é papel do Estado dificultar o acesso à reparação, mas proteger os mais vulneráveis e responsabilizar os verdadeiros autores das fraudes”, protestam.


PROFETA FALA DA ROUBALHEIRA AOS APOSENTADOS DO INSS

A propósito da roubalheira dos aposentados do INSS, o texto de Oseias 3:14 na Bíblia NVT diz:

"O SENHOR entrará em juízo contra os líderes do seu povo e contra os seus príncipes: 'Vocês devastaram a vinha; o espólio do pobre está nas suas casas'".

O livro de Oseias é um livro profético do Antigo Testamento que fala sobre o julgamento e a restauração de Israel. No capítulo 3, Oseias fala sobre o julgamento de Deus contra os líderes de Israel, incluindo os integrantes do governo, os príncipes.

Oseias está dizendo que Deus vai julgar os líderes de Israel por suas ações injustas e corruptas. A frase "Vocês devastaram a vinha" é uma metáfora, uma comparação para a forma como os líderes de Israel trataram o povo de Deus de forma covarde e opressora. 

A vinha -- que é um parreiral de uvas -- representa o povo que e os governantes devastaram ao explorar e oprimir os pobres.

Esse texto nos ensina sobre a importância da justiça e da compaixão para com os pobres e vulneráveis. 

Os líderes devem ser justos e compassivos, e não explorar ou oprimir aqueles que estão sob sua responsabilidade.

Lições Práticas 

- *Justiça*: Deus exige justiça dos líderes e do povo.

- *Compaixão*: Os líderes devem ter compaixão pelos pobres e vulneráveis.

- *Responsabilidade*: Os líderes são responsáveis por suas ações e serão julgados por Deus.

DEUS ACIMA DE TUDO

 Lucas 10:19 -Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo. Nada lhes causará dano. 

Tenho sentido uma enorme necessidade de que meu coração seja iluminado pelo Espírito Santo, e que essa luz revele o quanto é urgente alcançar a nova mentalidade de Cristo em mim. Na minha busca por essa unção, já consigo notar sinais de melhora na minha relação com Deus. E um desses avanços é compreender que tenho que vencer o medo de me aproximar de Deus até ser revestido de autoridade e poder.

Hebreus 10:19 a 23 - Por causa do sangue de Jesus, podemos entrar com toda confiança no lugar santíssimoPor sua morte, Jesus abriu um caminho novo e vivo. Entremos com coração sincero e plena confiança, porque nossa consciência culpada foi purificada, e nosso corpo, lavado com água pura. Apeguemo-nos firmemente, sem vacilar, à esperança que professamos, porque Deus é fiel para cumprir sua promessa.

-- Precisamos ser valentes, homens e mulheres líderes revestidos de autoridade para vencer o medo. Vamos buscar coragem para caminharmos segundo o coração do Pai, pois os medrosos não herdarão o Reino. Quem nos dá respaldo nessa caminhada é o Senhor Todo Poderoso, aquele que não conhece derrotas. Quando falo em ser um cristão valente e valoroso, me refiro a valores que recebemos na conversão e que fomos esquecendo ao longo da caminhada. Precisamos resgatar a posição de honra que o Senhor nos confiou, quando aceitamos a fé. Entender que Deus nos revestiu de autoridade é alcançar a transformação, é a nova mentalidade que a Palavra de Deus nos traz. É viver o que o Senhor tem para nós. É o novo modo de viver e pensar que nos dá autoridade e que nos faz diferentes.

É fácil reconhecer um crente que vence o medo: ele não aceita fazer o jogo do mundão. Ele vive buscando em Deus a coragem sobrenatural para não se contaminar com esse mundo maligno – “O mundo inteiro jaz no maligno.” (1ª João 5:19)e andar produzindo o fruto do Espírito –  Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,  mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas! Aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram as paixões e os desejos de sua natureza humana. Já que escolhemos viver pelo Espírito, sigamos a direção do Espírito em todas as áreas de nossa vida(Gálatas 5:22,23)

Para nos assediar o inimigo costuma usar duas armas: o medo espiritual e a ferida emocional. Josué foi um dos homens mais corajosos da Bíblia. No entanto, estava assombrado por um espírito de medo e precisou de uma ministração direta do Senhor, para ser liberto.

Josué 1:1-8 - "Meu servo Moisés está morto; chegou a hora de você conduzir todo este povo, os israelitas, para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu lhes dou. Enquanto você viver, ninguém será capaz de lhe resistir, pois eu estarei com você, assim como estive com Moisés. Não o deixarei nem o abandonarei. Seja forte e corajoso, pois você conduzirá este povo para tomar posse da terra que jurei dar a seus antepassados.Seja somente forte e muito corajoso. Tenha o cuidado de cumprir toda a lei que meu servo Moisés lhe ordenou. Não se desvie dela nem para um lado nem para o outro. Assim você será bem-sucedido em tudo que fizer.”

Nesse texto o Senhor ministra coragem para Josué. Após a morte de Moisés, Deus levanta Josué. Mas, ele se sentiu totalmente incapaz devido ao sucesso estrondoso de Moisés. Josué estava enganado porque no Reino de Deus nós somos cooperadores e não concorrentes. Foi preciso Deus lhe dizer: “Assim como fui com Moisés, meu servo, Eu serei contigo, porém, esforça-te e não tenha medo.” Todo medo deve ser repreendido e renunciado. Se o valente de Deus quiser vencer as dificuldades, tem que vencer o medo. Nós estamos numa guerra espiritual e só vamos vencer, porque à nossa frente vai o General dos generais, o Senhor dos senhores.

Não tenha medo! “... o perfeito amor lança fora o medo... e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor.” (1ª João 4:18)

Estamos numa guerra. Cada batalha é muito difícil, mas sabemos da nossa responsabilidade. Muitas vezes, humanamente falando, estaremos sozinhos no processo. Porém, nossa garantia é o que Deus decreta: Esta é minha ordem: Seja forte e corajoso! Não tenha medo nem desanime, pois o Senhor, seu Deus, estará com você por onde você andar". (Josué 1:9)

Quando falamos de guerra, muitos tipos de conflitos vêm à nossa mente. Porém, esta não é uma guerra física, nem ideológica. É confronto espiritual. “ Porque nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais”. (Efésios 6:12). 

Coragem, para nós, não é uma opção. É uma exigência de Deus para quem foi chamado à batalha. Você faz parte desse Exército? Então lute! Sem medo! Porque o medo congela a fé e derrete a reação. A coragem é a morte da covardia. A coragem está em você agir, independente do medo. Apocalipse 2:10 - Não tenha medo do que está prestes a sofrer. O diabo lançará alguns de vocês na prisão a fim de prová-los, e terão aflições por dez dias. Mas, se você permanecer fiel mesmo diante da morte, eu lhe darei a coroa da vida.

Resistir é preciso! A ordem dada por Deus é: não tenha medo. Ou você controla o medo, ou será controlado por ele. E, desta forma, vai deixar de ser fiel e negará a Cristo.

Devemos treinar a nossa confiança em Jesus. Recebemos uma aula de coragem do Apóstolo Paulo, quando diz: “Quanto a mim... avançando... prossigo para o alvo." (Filipenses 3:13,14). Quanto mais batalha, mais energia espiritual para alcançar o alvo. Seja qual for a prova, não pare. Se você cair o Senhor te levanta. É tempo de sermos treinados para uma conquista maior.

Deus está acima de tudo e de todos

A nossa provação não é maior do que o nosso Deus. O nosso problema não é o problema. São as nossas atitudes diante do problema, como reagimos, que tornam o problema grande ou pequeno.

A chamada de Deus para nós, como filhos amados, é para vencermos em coragem. As promessas de Deus não incluem o medo, mas a ousadia que cada conquista requer.

Desde o início, você é revestido de autoridade para vencer.

COMO A IGREJA DEVE AGIR EM TEMPOS DE CRISE?

Em tempo de crise, a igreja de Cristo deve ser um farol de esperança e um refúgio de fé, demonstrando a força e o amor de Deus através de ações concretas. A igreja deve orar, apoiar os necessitados, buscar soluções, manter a fé e a esperança, e testemunhar o amor de Cristo. 

De forma bem didática vamos mergulhar na Palavra para descobrirmos como a Igreja verdadeira deve agir?

1. Mateus 5:9:

"Felizes os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus." (NVT)

·        Em meio à crise, a igreja deve promover a paz e a reconciliação, buscando soluções pacíficas e evitando o conflito. A igreja deve ser um agente de paz, trabalhando para restaurar a harmonia entre as pessoas. Lamentavelmente existem pessoas, líderes inclusive, que gostam de provocar, perseguir e cometer abuso de autoridade em vez de promover a paz.

2. Romanos 12:10:

"Sejam os mais unidos em carinho pelos outros, e não se preocupem com a vaidade de cada um, mas com a dos outros.” (NVT)

·        A igreja deve demonstrar amor e compaixão pelos necessitados, oferecendo ajuda e apoio em momentos de dificuldade. Deve haver uma preocupação mútua, onde cada membro da igreja busca o bem-estar do outro. Na igreja verdadeira o que impera é o amor de Cristo.

3. Hebreus 10:25:

"E não abandonemos as nossas reuniões, como fazem alguns, mas estimulemos uns aos outros, especialmente à medida que vemos o dia se aproximando.” (NVT)

·        Em tempos de crise, a igreja deve fortalecer a comunhão e o apoio mútuo, incentivando uns aos outros a permanecer firmes na fé. A igreja autêntica deve ser um lugar de fortalecimento espiritual e de encorajamento.

4. Salmo 91:1:

"Quem mora no abrigo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso, confia no Senhor." (NVT)

·        A igreja deve manter a confiança em Deus, mesmo diante da adversidade, da perda e da perseguição. A fé em Deus é a base para enfrentar as crises com esperança e coragem.

5. Filipenses 4:8:

"Por fim, irmãos, que o que vocês aprenderam, receberam, ouviram ou viram em mim, tudo isso pensem, e a Deus o que é de Deus." (NVT)

·        A igreja deve buscar a sabedoria e o conhecimento de Deus para enfrentar as crises de forma inteligente e eficaz. A fé em Deus deve ser acompanhada pela busca por conhecimento e sabedoria.

6. 1ªCoríntios 16:14:

"Que tudo que vocês fazem seja feito com amor." (NVT)

·        A igreja deve demonstrar o amor de Deus em todas as suas ações, seja na ajuda aos necessitados, na busca por soluções ou na assistência social e espiritual. Não existe nada mais forte que o amor para motivar todas as ações da igreja. Pois, quem não ama não é igreja.

7. Apocalipse 21:4:

"Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos, e a morte não existirá mais; o pranto, a dor e o sofrimento também não existirão mais. As coisas antigas desapareceram.” (NVT)

·        A igreja deve manter a esperança na promessa da salvação e da vida eterna em Cristo. A esperança no futuro é um farol que guia a igreja em meio a todas as crises.

 Aplicação Prática:

·        Orar: A igreja deve orar, pedindo a Deus sabedoria, força e direção para enfrentar todas as crises.

·        Apoiar os necessitados: A igreja deve identificar as necessidades da comunidade e oferecer ajuda concreta, seja através de doações, voluntariado ou apoio emocional.

·        Buscar soluções: A igreja deve envolver-se na busca por soluções para os problemas da sociedade, utilizando seus recursos e influências para promover a justiça e o bem-estar. Para a glória de Deus!

·        Manter a esperança: A igreja deve lembrar aos seus membros a promessa da salvação e da vida eterna, encorajando-os a permanecer firmes na fé.

·        Testemunhar o amor de Cristo: A igreja deve demonstrar o amor de Cristo através de suas ações, mostrando que a fé em Jesus pode transformar qualquer pessoa.

PROCURANDO SABEDORIA?

"Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus." (Provérbios 2:4-5)

Para um garimpeiro conseguir pedras preciosas e ouro, precisa muito suor e até mesmo sangue.

O verdadeiro tesouro não está exposto, esperando ser recolhido. Exige investimento e muito trabalho.  A sabedoria é uma preciosidade, ainda maior, e que não tem preço.
Deus deu a Salomão sabedoria para colocar no livro de Provérbios (2:6) o endereço onde eu e você devemos procurar a sabedoria: "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento." 
Aqui está a maior pista para encontrarmos a sabedoria tão difícil de conseguir:  está na Bíblia!

Como está nossa busca por sabedoria? temos lido e meditado a Palavra, diariamente?
Você está “ruminando” a Palavra de Deus? Ou, apenas, faz aquela leitura superficial e apressada.            Na pressa não conseguiremos descobrir e desfrutar dos tesouros que estão escondidos nas Sagradas Escrituras.

Atos 17:11 diz: "Ora estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram mesmo assim."

Para crescermos na sabedoria devemos desejá-la ardentemente, orar para adquiri-la e procurá-la de todo o coração.

ABIGAIL – UMA SÁBIA MULHER

Quero lhe apresentar uma mulher sábia, casada com um alcoólatra cujo nome, Nabal, significa "tolo".
Assim como você e eu, Abigail também tinha que tomar muitas decisões a cada dia. Só que, diferente de Salomão, ela não estava numa posição de liderança e sim de submissão e principalmente de submissão a Deus.
A vida de Abigail foi marcada por ações de sabedoria e palavras proveitosas.

Essa bela história da inteligente e bela Abigail está registrada no 1º Livro de Samuel, capítulo 25. Por ser uma mulher cujo perfil era agir com sabedoria e discrição, Abigail conseguiu evitar uma batalha, um sangrento combate entre Nabal (o marido tolo) e um batalhão do guerreiro Davi.

Graças a sabedoria divina usada por Abigail, aprendemos que é possível lidar com qualquer desafio ou responsabilidade que se apresente diante de nós. Você quer ter uma vida marcada pela sabedoria ou pela tolice?

Que tal começar a adquirir sabedoria lendo o livro de Provérbios. De cada capítulo que você ler, separe o versículo que você achou mais importante e copie para memorizar e passar o dia ao alcance da mente, onde estiver!
Comece a pedir – agora -- ao Senhor que lhe dê sabedoria. E prepare-se para colher vitórias, até então, consideradas impossíveis.

ORAÇÃO --- A PONTE QUE NOS LIGA A DEUS

 

Hoje vamos estudar três exemplos bíblicos de pessoas que oraram e conseguiram respostas. Vamos descobrir que o segredo da resposta divina destaca a fé e a confiança em Deus. A oração é tipo uma ponte entre nós e Deus, um diálogo, uma ligação direta com Deus, a qualquer hora e em qualquer lugar. 

1. A oração de Isaque por seus filhos -- Gênesis 25:21 a 26: --- ²¹ Isaque orou ao Senhor em favor de sua mulher, pois ela não podia ter filhos. O Senhor ouviu a oração de Isaque, e Rebeca ficou grávida de gêmeos.²² Os dois bebês lutavam um com o outro no ventre da mãe, de modo que ela consultou o Senhor a esse respeito. "Por que isso está acontecendo comigo?", perguntou ela. ²³ O Senhor respondeu: "Os filhos em seu ventre se tornarão duas nações. Desde o começo, elas serão rivais.
Uma nação será mais forte que a outra, e seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo". -- Isaque orou pedindo um filho e Deus lhe deu dois. Ou seja, porção dobrada!
-- Isaque orou, acreditando que Deus cumpriria suas promessas e lhe concedesse suas bênçãos. A resposta veio mostrando a fidelidade de Deus e o poder da fé.

-- Deus havia prometido que Abraão seria pai de muitas nações. Foi com base nessa promessa que Isaque, filho de Abraão começou a orar com confiança, sabendo que Deus é fiel às suas promessas. Precisamos acreditar que Ele atenderá às nossas necessidades e que as bênçãos virão em dôbro, quando orarmos com fé e confiança.
-- João 15:7 -- Mas, se vocês permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e isso lhes será concedido!

2. A vida de comunhão/oração de Enoque - - Gênesis 5:22--24:

²² Depois do nascimento de Matusalém, Enoque viveu em comunhão com Deus por mais 300 anos e teve outros filhos e filhas. ²³ Enoque viveu 365 anos, ²⁴ andando em comunhão com Deus até que, um dia, desapareceu, porque Deus o levou para junto de si.

Nossa fé e comunhão com Deus também podem trazer respostas divinas, mesmo quando as respostas não aconteçam de forma imediata. O exemplo de Enoque nos encoraja a buscar uma vida de fé e comunhão com Deus, para que possamos experimentar respostas divinas em nossas vidas. Andar com Deus só é possível pela oração perseverante.

3. A oração de Ana -1ºSamuel 1:7 a 12:

⁷ Todos os anos era a mesma coisa: Penina provocava Ana quando iam à casa do Senhor e, a cada vez, Ana chorava muito e ficava sem comer.
⁸ "Ana, por que você chora?", perguntava Elcana, seu marido. "Por que não come? Por que está tão triste? Será que não sou melhor para você do que dez filhos?"
⁹ Certa vez, depois que comeram e beberam na cidade de Siló, Ana se levantou. O sacerdote Eli estava sentado ao lado da entrada do templo do Senhor.
¹⁰ Ana estava muito angustiada e chorava sem parar enquanto orava ao Senhor.
¹¹ Então fez o seguinte voto: "Ó Senhor dos Exércitos, se olhares com atenção para o sofrimento de tua serva, se responderes à minha oração e me deres um filho, eu o dedicarei para sempre ao Senhor, e o cabelo dele nunca será cortado".
¹² Enquanto ela fazia sua oração ao Senhor, Eli a observava.

- Ana orou fervorosamente por um filho, após anos de infertilidade.
- Ana implorou a Deus por um filho, com fé e esperança, e Deus respondeu, lhe dando Samuel e mais cinco filhos.
- 1ºSamuel 2:21 -- E o Senhor abençoou Ana, e ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, Samuel crescia na presença do Senhor.

Podemos orar com o coração cheio de fé e esperança, sabendo que Deus é capaz de ouvir nossas súplicas. A história de Ana nos lembra que Deus pode responder às nossas orações, mesmo quando as soluções sejam humanamente impossíveis.

- Efésios 3:20 -- Toda a glória seja a Deus que, por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar.
- A expressão infinitamente mais significa que o poder e a capacidade de Deus não têm limites. --- Esse poder infinito supera a nossa capacidade de imaginar o seu tamanho.

- 1ºCrônicas 29:11-14  -- ¹¹ Ó Senhor, a ti pertencem a grandeza, o poder, a glória, a vitória e a majestade. Tudo que há nos céus e na terra é teu, ó Senhor, e este é teu reino. Tu estás acima de tudo.
¹² Riqueza e honra vêm somente de ti, pois tu governas sobre tudo. Poder e força estão em tuas mãos, e cabe a ti exaltar e dar força.
¹³ "Ó nosso Deus, damos graças e louvamos teu nome glorioso!

As orações respondidas na Bíblia -- que estudamos hoje -- como as de Isaque, Enoque e Ana, demonstram que Deus é um Deus que ouve e responde. Podemos ter confiança de que Deus ouvirá as nossas orações e, com fé e perseverança, Ele nos dará respostas, sempre no tempo e no lugar certo. 
-- Que a fé e a confiança em Deus sejam o nosso GPS [a nossa bússola] nos guiando a uma vida de comunhão, fé e esperança na resposta divina!