Pesquisar este blog

DIFERENÇA: ORAR E CLAMAR

Orar não é uma repetição de frases decoradas. Orar é abrir o coração com frases, emoções, sentimentos e palavras. Orar é usar a linguagem do coração, que muitas vezes nem sai por palavras audíveis, mas através de gemidos e lágrimas.

Clamar é rogar, suplicar, implorar, manifestar a necessidade de algo, buscar com intensidade. Podemos falar com Deus clamando fortemente sem que seja necessário alterar o tom da voz. Exemplo: Ana.                                                         

1ºSamuel 1:12-18 = Enquanto ela fazia sua oração ao Senhor, Eli a observava. 13Viu que os lábios dela se moviam, mas, como não ouvia som algum, pensou que ela estivesse bêbada. 14“Até quando vai se embriagar?”, disse ele. “Largue esse vinho!”

15Ana respondeu: “Meu senhor, não bebi vinho, nem outra coisa mais forte. Eu estava derramando meu coração diante do Senhor, pois sou uma mulher profundamente triste. 16Não pense que sou uma mulher sem caráter! Estava apenas orando por causa de minha grande angústia e aflição”.

17“Nesse caso, vá em paz”, disse Eli. “Que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu.” 18“Muito obrigada!”, exclamou ela. Então Ana voltou e começou a se alimentar novamente, e seu rosto já não estava triste.

Existem momentos em que a aflição e o sufoco exigem uma atitude radical diante do nosso Deus. Diante das pressões da vida, das circunstâncias contrárias, muitos perdem a vontade de clamar. Tem gente que – quanto mais sofre – mais fica mudo diante de Deus. Outros consideram que, entregando as suas vidas nas mãos de Deus, está tudo resolvido. Acham que como Deus conhece tudo, não precisam dizer nada do que vai nos seus corações. Na sua ignorância, culpam a Deus pelas coisas más que têm de passar. Mas o Deus Vivo que servimos, é Pai, e mesmo conhecedor de todas as coisas, gosta de ouvir a nossa voz. Esta é a forma de comunicarmos com Deus, de chamarmos a Sua atenção para nós, de pedirmos a Sua intervenção a nosso favor e de outros.

O desespero e a angústia, a injustiça e a necessidade são motivos para clamar... Por causa de nossa fraqueza humana, somos tentados a desistir das soluções de Deus e procurarmos as nossas próprias soluções. Quando tudo parece perdido é justamente o momento de clamar! Existem promessas de Deus para aqueles que clamam a Ele:
- “Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes.” Jeremias 33:3
- “Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama o teu coração como águas diante da face do Senhor; levanta a ele as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas.” Lamentações de Jeremias 2:19

Orando ou clamando, Deus jamais te deixará sem resposta. Existem testemunhos na Palavra de Deus que nos animam a nos aproximar de Deus com confiança. Quando você se curva diante Dele para gritar por tuas necessidades, Deus inclina os seus ouvidos para te atender.

- “Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu; e o salvou de todas as suas angústias.” Salmo 34:6
- “E Asa clamou ao SENHOR, seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR, nosso Deus, porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão; SENHOR, tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem.” 2ºCrônicas 14:11

Havia uma mulher cananeia que tinha a sua filha escravizada por uma FORÇA demoníaca que não a deixava viver uma vida normal, mas esta mãe clamou a Jesus, que a libertou-a pelo PODER da palavra da Sua boca. 
Mateus 15:21 - 28. 

Leia com o coração este texto:

Lucas 18:7-8 -- Então o Senhor disse: “Aprendam uma lição com o juiz injusto.  Acaso Deus não fará justiça a seus escolhidos que clamam a ele dia e noite? Continuará a adiar sua resposta? Eu afirmo que ele lhes fará justiça, e rápido!