Pesquisar este blog
TU, PORÉM, VAI ATÉ O FIM…
DEPRESSÃO: MAL DA MENTE, DA ALMA OU DO ESPÍRITO?
Salmo 42:5-6 --- "Por que estás abatida, ó minha alma? Por que estás inquieta dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda hei de louvar a ele, a ele que é a minha salvação e o meu Deus."
-- Nesse texto, o salmista expressa sua dor e abatimento, mas também expressa sua confiança em Deus e sua esperança de louvar a Ele novamente. Quem conhece Jesus nunca perde a esperança.
Mateus 11:28-30
"Venham a mim, todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve."
-- Jesus convida os cansados e sobrecarregados a virem a Ele para encontrar descanso. Ele oferece alívio e paz para a alma. Como centro das emoções a alma sente-se esmagada pelo peso diário do estresse.
2ªCoríntios 4:16-18
Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos nos desgastando, interiormente estamos sendo renovados dia após dia. Pois as nossas leves e momentâneas tribulações estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos os nossos sofrimentos. Portanto, não fique com os olhos presos nas coisas que te perturbam, se ligue naquilo que lhe faz bem. Pois aquilo que me estressa é temporário, enquanto aquilo que me faz bem é eterno. Mesmo em meio às dificuldades, podemos encontrar força e renovação em Deus.
Filipenses 4:6-7
"Não se preocupem com nada, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus."
-- Em vez de se aborrecer com tudo que lhe contraria, faça uma pausa para oração e a gratidão. Isso vai construir um muro de paz e proteção para nosso coração e alívio para a nossa mente.
1ªPedro 5:7
"Entregue toda a sua ansiedade a Deus, porque ele tem cuidado de vocês."
Esse texto de Pedro nos lembra que podemos entregar nossas ansiedades a Deus, porque Ele tem cuidado de nós. Ninguém melhor do que Deus para nos proteger de toda a carga negativa do inferno.
-- A depressão é um mal complexo que pode afetar a mente, a alma e o espírito. Mas, como cristãos, podemos encontrar esperança e alívio em Deus. Podemos buscar a Sua presença, Sua paz e Sua proteção.
- Busque a presença de Deus em sua vida
- Ore e agradeça a Deus pelas coisas boas
- Entregue suas ansiedades a Deus
- Busque apoio de amigos, familiares e profissionais habilitados.
GRATIDÃO
A gratidão é uma das virtudes mais importantes que podemos cultivar em nossas vidas. A Bíblia tem ensinos preciosos sobre a gratidão e sua importância para a saúde mental e emocional.
Salmo 100:4-5 --- "Entrai pelas suas portas com ação de graças, e nos seus átrios com louvor; dai graças a ele, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e a sua misericórdia dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração."
-- Esse salmo nos ensina como entrar na presença de Deus.
Inclusive, esse pode ser um meio inteligente de começar uma oração: com
gratidão e louvor.
1ºTessalonicenses 5:18 --- "Dai graças em tudo, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."
-- Essa passagem nos ensina a dar graças em todas as circunstâncias, mesmo nas dificuldades. Em toda e qualquer circunstância, ser grato vale muito a pena.
Filipenses 4:6-7--- "Não se preocupem com nada, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus."
-- Aqui o apóstolo Paulo nos ensina que a gratidão pode trazer paz e proteção para nossos corações e mentes. Neste tempo de ingratidão, maldade e grosseria, devemos trocar a mágoa e o rancor – que causam tanto estresse e até doenças – pela gratidão que nos deixa mais leves e motivados a tocar em frente.
Salmo 118:1 --- "Louvem ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre!"
-- Esse é mais um salmo que nos ensina a louvarmos a Deus por sua bondade e misericórdia.
Colossenses 3:15-16 --- "Permita que a paz de Cristo governe seus corações, para a qual vocês foram chamados em um só corpo. E sejam agradecidos."
-- Aprendemos nessa passagem que a gratidão pode trazer paz
e unidade para nossos corações tanto em família quanto nos relacionamentos, no
trabalho, na universidade e em todos os lugares. A gratidão anda sempre junto
da paz e do equilíbrio emocional.
A Gratidão e a Saúde Mental e Emocional
A gratidão pode ter um impacto profundo em nossa saúde
mental e emocional. Quando cultivamos a gratidão, podemos:
- Reduzir o estresse e a ansiedade
- Melhorar a autoestima e a confiança
- Fortalecer os relacionamentos
- Aumentar a resiliência e a capacidade de lidar com desafios
A gratidão é uma virtude poderosa que pode transformar nossas vidas. Que possamos aprender a cultivar a gratidão em nossas vidas e experimentar a paz e a alegria que vêm de Deus.
CUIDADO COM OS MAUS OBREIROS
- Quero abordar um assunto delicado, mas, presente e ativo em todos os lugares. Os maus obreiros.
- É importantíssimo saber identificar e lidar com aqueles
que não estão agindo corretamente no campo de trabalho ou na comunidade, tirando
proveito dos ingênuos e produzindo escândalos.
O que a Bíblia diz?
- Mateus 7:15-20: "Tomem cuidado com falsos profetas que vêm disfarçados de ovelhas, mas que, na verdade, são lobos esfomeados. ¹⁶ Vocês os identificarão por seus frutos. É possível colher uvas de espinheiros ou figos de ervas daninhas? ¹⁷ Da mesma forma, a árvore boa produz frutos bons, e a árvore ruim produz frutos ruins. ¹⁸ A árvore boa não pode produzir frutos ruins, e a árvore ruim não pode produzir frutos bons. ¹⁹ Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. ²⁰ Portanto, é possível identificar a pessoa por seus frutos."
- 2ª Coríntios 11:13-15: Esses indivíduos são falsos apóstolos, obreiros enganosos disfarçados de apóstolos de Cristo. ¹⁴ Mas não me surpreendo. Até mesmo Satanás se disfarça de anjo de luz. ¹⁵ Portanto, não é de admirar que seus servos também finjam ser servos da justiça. No fim, receberão o castigo que suas obras merecem.
- Como podemos identificar os maus obreiros? Quais são os sinais de alerta que devemos observar?
-- Algumas características dos Maus Obreiros: - falsidade, hipocrisia, egoísmo, interesse próprio, mudanças repentinas de comportamento, vê a obra de Deus sofrendo, mas, a ganância fala mais ato.
-- Consequências dos Maus Obreiros – eles causam
dano à comunidade e à igreja. Com aquela fala mansa e muitos elogios, os maus
obreiros induzem ao desvio da verdade e da justiça. E, também provocam a perda
de confiança e credibilidade dos verdadeiros obreiros do Senhor.
-- Como podemos nos proteger contra os maus obreiros e suas influências negativas?
- A Bíblia nos adverte sobre os maus obreiros e nos
instrui a estar vigilantes. Devemos ser cuidadosos ao avaliar as ações e
motivações dos outros.
- Carta de Judas versículos: ⁴ Pois alguns indivíduos perversos se infiltraram em seu meio sem serem notados, dizendo que a graça de Deus permite levar uma vida imoral. A condenação de tais pessoas foi registrada há muito tempo, pois negaram Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor. ⁸ Essas pessoas, afirmando ter autoridade com base em sonhos, vivem de modo imoral, desprezam a autoridade e zombam dos seres sobrenaturais. ¹⁰ Tais indivíduos, porém, zombam de coisas que não entendem. Como criaturas irracionais, agem segundo seus instintos e, desse modo, provocam a própria destruição. ¹¹ ... Enganam outros por dinheiro, como Balaão... Sim, são como pastores que só se preocupam consigo mesmos, como nuvens que passam sobre a terra sem dar chuva, como árvores no outono, duplamente mortas porque não dão frutos e foram arrancadas pelas raízes. ¹³ São como ondas violentas no mar, espalhando a espuma de seus atos vergonhosos, como estrelas sem rumo, condenadas para sempre à mais profunda escuridão.¹⁶ São murmuradores e descontentes, que vivem apenas para satisfazer os próprios desejos. Contam vantagem em alta voz e bajulam outros para conseguir o que querem.
- Como devemos responder aos maus obreiros quando os encontramos? – Vamos precisar de firmeza com amor, falando e exigindo que falem a verdade diante de Deus e da Igreja. Também vamos precisar de coragem e discernimento. Embora os maus obreiros possam causar dano, Deus é soberano e pode usar até mesmo as situações mais difíceis para crescimento, experiência e firmeza na fé.
- Precisamos aprender, com urgência, a avaliar comportamentos e atitudes de todos os obreiros, para não sermos enganados e não cometermos injustiças. Porque os verdadeiros obreiros são esmagadora maioria. Vamos continuar buscando orientação e sabedoria de Deus, sendo fiéis à verdade mesmo diante de oposição ou desafio.
Pense bem, se você gostaria de servir a Deus sendo liderado por um aproveitador, que abusa de sua autoridade ministerial, causando tristeza e escândalo ao rebanho de Jesus, o Bom Pastor.
DIFERENÇA: ORAR E CLAMAR
Orar não é uma repetição de frases decoradas. Orar é abrir o coração com frases, emoções, sentimentos e palavras. Orar é usar a linguagem do coração, que muitas vezes nem sai por palavras audíveis, mas através de gemidos e lágrimas.
Clamar é rogar, suplicar, implorar, manifestar a necessidade de algo, buscar com intensidade. Podemos falar com Deus clamando fortemente sem que seja necessário alterar o tom da voz. Exemplo: Ana.
1ºSamuel 1:12-18 = Enquanto ela fazia sua oração ao Senhor, Eli a observava. 13Viu que os lábios dela se moviam, mas, como não
ouvia som algum, pensou que ela estivesse bêbada. 14“Até
quando vai se embriagar?”, disse ele. “Largue esse vinho!”
15Ana respondeu: “Meu senhor, não bebi
vinho, nem outra coisa mais forte. Eu estava derramando meu coração diante do Senhor, pois sou uma mulher profundamente
triste. 16Não pense que sou uma mulher
sem caráter! Estava apenas orando por causa de minha grande angústia e
aflição”.
17“Nesse caso, vá em paz”, disse Eli. “Que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu.” 18“Muito obrigada!”, exclamou ela. Então Ana voltou e começou a se alimentar novamente, e seu rosto já não estava triste.
Existem momentos em que a aflição e o sufoco exigem uma atitude radical diante do nosso Deus. Diante das pressões da vida, das circunstâncias contrárias, muitos perdem a vontade de clamar. Tem gente que – quanto mais sofre – mais fica mudo diante de Deus. Outros consideram que, entregando as suas vidas nas mãos de Deus, está tudo resolvido. Acham que como Deus conhece tudo, não precisam dizer nada do que vai nos seus corações. Na sua ignorância, culpam a Deus pelas coisas más que têm de passar. Mas o Deus Vivo que servimos, é Pai, e mesmo conhecedor de todas as coisas, gosta de ouvir a nossa voz. Esta é a forma de comunicarmos com Deus, de chamarmos a Sua atenção para nós, de pedirmos a Sua intervenção a nosso favor e de outros.
O desespero e a angústia, a injustiça e a necessidade são motivos para
clamar... Por causa de nossa
fraqueza humana, somos tentados a desistir das soluções de Deus e procurarmos
as nossas próprias soluções. Quando tudo parece perdido é justamente o
momento de clamar! Existem promessas de Deus para aqueles que clamam a
Ele:
- “Clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes,
que não sabes.” Jeremias 33:3
- “Levanta-te, clama de noite no princípio das vigílias; derrama o teu coração
como águas diante da face do Senhor; levanta a ele as tuas mãos, pela vida de
teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas.” Lamentações
de Jeremias 2:19
Orando ou clamando, Deus jamais te deixará sem resposta. Existem testemunhos na Palavra de Deus que
nos animam a nos aproximar de Deus com confiança. Quando você se curva diante
Dele para gritar por tuas necessidades, Deus inclina os seus ouvidos para te
atender.
- “Clamou este pobre, e o SENHOR o ouviu; e o salvou de todas as suas
angústias.” Salmo 34:6
- “E Asa clamou ao SENHOR, seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer
o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR, nosso Deus, porque
em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão; SENHOR, tu és o
nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem.” 2ºCrônicas 14:11
Havia uma mulher cananeia que tinha a sua filha escravizada por uma FORÇA
demoníaca que não a deixava viver uma vida normal, mas esta mãe clamou a Jesus,
que a libertou-a pelo PODER da palavra da Sua boca. Mateus 15:21 - 28.
Leia com o coração este texto:
Lucas 18:7-8 -- Então o Senhor disse: “Aprendam uma lição com o
juiz injusto. Acaso Deus não fará
justiça a seus escolhidos que clamam a ele dia e noite? Continuará a adiar sua
resposta? Eu afirmo que ele lhes fará justiça, e rápido!
JESUS É A NOSSA PÁSCOA
FÉ, A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. 1ª João 5:4
Olha que interessante o que Apóstolo Paulo escreveu aos Efésios 1:3 – Ele diz, e eu acredito, que nós (os crentes) já fomos abençoados com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais, em Cristo.
Onde estão as bênçãos espirituais? Nos lugares celestiais. Quem traz as nossas bênçãos lá de cima? A nossa fé é o veículo, o meio de transporte que Deus usa para despachar as bênçãos até nós.
Quando você faz uma compra no mercado, o funcionário do caixa costuma perguntar: é pra entrega ou vai levar?
Você paga a compra e vai pra casa sem nada. Só confiando que sua mercadoria vai chegar. A empresa é honesta e o entregador costuma cumprir o que promete.
-
Se alguém pede um café, ou um pão, ainda não tem. Mas você responde: espera só
um pouquinho, porque a compra já vai chegar.
Esta
resposta – de que já vai chegar é um ato de fé natural.
Por isso que eu comparo a Fé como esse veículo que traz à existência as coisas que ainda não existem, ou seja, nossas bênçãos estão para chegar, a fartura, a nossa vitória está chegando. Romanos 4:17.
Então, o que é Fé? Hebreus 11:1 explica:
–
Fé é: certeza, convicção, confiança.
Certeza de que aquilo que é pra mim não vai chegar no endereço errado.
Te Pergunto: É Fácil ter FÉ? Não é fácil ter Fé. É fácil ter a fé natural. Mas, para termos a Fé para a Salvação e para viver a vida cristã precisamos da ação do Espírito Santo e da Palavra de Deus.
Precisamos entender que existem pelo menos três tipos de Fé.
1- Fé Natural; 2- Fé para Salvação; 3- Fé como dom do Espírito Santo.
1- FÉ NATURAL -- Fé Natural é o tipo de fé que toda a pessoa tem. Fé no pedreiro, no mecânico, na higiene de quem faz a comida no restaurante. Você contrata alguém na expectativa de resultado positivo.
Também
existe uma fé raza, comum, sem valor para Deus:
Por exemplo: - Muitos acreditam em simpatias, amuletos, rituais, imagens, superstição. Outros acreditam em um ser superior, horóscopo, astrologia.
- Muitos acreditam que seus planos e projetos vão dar certo mediante a força do pensamento positivo. Estes são apenas uns exemplos de FÉ NATURAL que qualquer pessoa pode possuir.
2 - A FÉ PARA SALVAÇÃO / FÉ PARA VIVER A VIDA CRISTÃ -- Fé para a Salvação é aquela que demonstramos quando entendemos o plano da Salvação em Cristo Jesus.
Efésios 2:8 – Por meio de quem somos salvos? Por meio da fé. O que devemos fazer para ser salvos? Confessar com a boca e CRER com o Coração. Romanos 9:9
Essa é a Fé para a Salvação, e a fé que Deus aprova. Junto com a Fé para a Salvação existe no mesmo pacote a Fé para viver a vida Cristã. Essa fé nos capacita, nos dá força para:
1º Acreditar nas promessas de Deus que se encontram na sua Palavra.
2º Colocar a Palavra de Deus no nosso coração, meditando nela dia e noite. Josué 1:8 - "Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás."
3 – A FÉ COMO DOM DE DEUS -- 1ªCoríntios 12:9 – o Espírito Santo pode dar o dom da FÉ para realizar milagres extraordinários. Fé Sobrenatural é quando Deus, através da ação do Espírito Santo acrescenta à nossa fé para executar uma determinada tarefa, que seria impossível para uma pessoa comum.
Ações especiais, agindo a nossa fé, pela direção do Espírito Santo. Exemplos:
·
Moisés
quando abriu o mar vermelho;
·
Davi
quando enfrentou Golias;
·
Elias
quando desafiou os 450 profetas de Baal;
·
Pedro
e João quando curam o paralítico na porta do templo – Atos 3: 3 a 9.
Porque
a verdadeira Fé vence o mundo e produz resultados eternos.
DECEPÇÃO PODE VIRAR BÊNÇÃO
A decepção tem a idade do ser humano, sabia?
O excesso de confiança de Adão em
sua esposa Eva, fez com que ele aceitasse das mãos dela o fruto proibido,
mandando às favas a ordem solene do Criador.
Nessa mesma linha de raciocínio, Abel
confiou tanto em Caim, a ponto de ir com ele ao campo onde o caçula foi
assassinado pelo irmão mais velho.
José confiou excessivamente em
seus onze irmãos, indo sozinho ao encontro deles, quando acabou sendo vendido
aos traficantes de escravos.
Sansão foi traído por sua mulher Dalila a quem revelou o segredo da sua força.
Enfim,
a Bíblia traz inúmeros registros de decepções e suas trágicas consequências.
E, se você e eu decidíssemos registrar numa planilha as decepções pelas quais já passamos?
Por que as decepções nos tiram do
sério e nos transtornam tão drasticamente?
Para mim, as decepções estão
diretamente ligadas à intensidade da confiança que depositamos nas pessoas. Fico
impactado com qualquer notícia de violência ou de outras evidências de mau-caratismo
e perversidades do ser humano. Entristece profundamente constatar que – criada
à imagem e semelhança de Deus – uma pessoa desça tanto na degradação moral.
Fico triste, sim. Mas, não
decepcionado. Porque, com bastante antecedência a Palavra de Deus nos adverte: coração
humano é desesperadamente corrupto.
Jeremias 17:9-10 -- "O coração humano é mais enganoso que qualquer coisa e é
extremamente perverso; quem sabe, de fato, o quanto é mau? Eu, o Senhor,
examino o coração e provo os pensamentos. Dou a cada pessoa a devida
recompensa, de acordo com suas ações".
- Salmo 25.3 --"Sei que aquele que confia no Senhor nunca será decepcionado. Mas quem se revolta contra o Senhor sem motivo, esse sim será decepcionado!"
- Salmo 34:5 -- "Os que olham para ele estão radiantes de alegria; o rosto deles jamais mostrará decepção".
Não dê o trôco a ninguém. Seja estratégico. Entregue pessoas e situações nas mãos daquele que ama e transforma maldição em bênção. A decepção que estou sentindo queimar por dentro, pode ser ótima
oportunidade para me encontrar e renovar minha relação com o Senhor, por obra e
graça do Espírito Santo.
Somente Deus não decepciona
ninguém. Vale super a pena confiar.
PRIMEIRO AMOR
Voltar ao primeiro amor é voltar os olhos à beleza de Cristo = A perda do “primeiro amor” é uma situação com a qual muitos cristãos se
deparam durante sua jornada. Por muitas vezes, a falta de compreensão sobre
alguns pontos referentes ao nosso coração faz com que venhamos a reagir de
forma equivocada perante a esta questão. Talvez, a pergunta mais gritante desta
exortação do Senhor se trata sobre “o que é o primeiro amor?”
– em conjunto a isso, vemos mais questionamentos nascendo ao meditarmos,
afinal, primeiro amor é o amor que temos quando nos convertemos? Por que eu o
perdi? E no final chegamos à pergunta que se relaciona com a ordem de
Cristo: “como voltar ao primeiro amor?”.
“Tenho contra ti, porém, o fato de que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta às obras que praticavas no princípio. Se não te arrependeres, logo virei contra ti e tirarei o teu candelabro do seu lugar.” Apocalipse 2:4-5.
Uma exortação de Cristo
No final do primeiro século, João escreve as Revelações que recebeu
quando punido com o isolamento na Ilha de Patmos durante o governo de
Domiciano. Então, João escreve às 7 igrejas da Ásia menor. A primeira carta foi
enviada por Jesus para a Igreja de Éfeso. Esta cidade teve uma experiência revolucionária com Evangelho, tendo Paulo como
pastor por certo tempo conforme Atos dos Apóstolos capítulo 19. O próprio
João também foi Bispo desta igreja. A cidade era a mais importante da província
romana da Ásia, muito rica e populosa. Efésios
1:15.
Quando
lemos a exortação de Cristo a Éfeso percebemos que: -- Deus sabia tudo o que
eles faziam. Sofreram por conta de Jesus, mas, eles abandonaram o primeiro amor.
O forte prazer em servir ao Senhor perdeu a intensidade, por isso era
necessário que tomassem alguma atitude, e assim, voltar ao primeiro amor.
O que é o primeiro amor? -- O primeiro amor não é de caráter temporal, ou seja, o amor que havia no início da minha conversão. Independente do meu tempo de convertido, primeiro amor é o quanto de espaço e preferência que Cristo ocupa na minha vida. Deus é amor (1ªJoão 4:8) e que “nós o amamos porque Ele nos amou primeiro.” 1ªJoão 4:19. Sendo assim, o primeiro amor é a resposta do nosso coração ao amor de quem tomou a iniciativa de nos amar primeiro. Como disse Agostinho: “o que eu amo quando te amo?” – O desafio é descobrir por que acabamos partindo para um lugar onde perdemos este amor.
Por que perdemos o primeiro amor? -- Calvino nos diz que “o coração do homem é uma fábrica de ídolos”. Assim, deixar o primeiro amor é buscar em outro lugar algo que apenas Deus pode ser. As pessoas estão sempre construindo altares e buscando novos amores. Quantas vezes amamos a um deus que nós mesmos criamos? Quantas vezes servimos e adoramos a um deus que está muito mais próximo da nossa personalidade do que do Deus verdadeiro? Um deus criado à minha imagem e semelhança?
Somos feitos por Ele e para Ele -- O coração da Igreja de Éfeso se havia corrompido e perdido a intensidade pois, se Cristo não estava em primeiro lugar, algo estava lá ocupando esta posição. Este lugar é o da perda do primeiro amor. O próprio Agostinho nos fala que “fizeste-nos para Ti e nosso coração só encontrará repouso se estiver em Ti”. Ou seja, só viveremos esta verdade ao voltar ao primeiro amor e se o primeiro amor do nosso coração for o Senhor.
Éfeso
produzia boas obras, mas o coração estava distante. Isso fez Jesus comunicar o
problema da igreja, para que eles lembrassem de onde haviam caído e se
arrependessem. A perda do primeiro amor não é apenas uma situação, mas
um pecado.
O questionamento a ser respondido aqui é: se
não estamos amando a Deus, o que estamos amando em seu lugar?
Voltando ao primeiro amor -- Devemos voltar ao primeiro amor, isto é, voltar ao lugar em que somos iluminados e satisfeitos pelo esplendor da glória de Cristo. É o lugar onde não somos definidos pelo que fazemos ou pelo que apresentamos em nossas mãos, mas somos definidos na pessoa de Cristo. É o lugar de “uma só coisa” Salmo 27:4.
Voltar
ao primeiro amor configura-se no primeiro mandamento, expresso por toda a
história de Israel: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, toda alma e
de todo teu entendimento. Marcos
12:30. É a partir deste
lugar que nossas mãos devem fluir.
Basicamente,
Jesus já nos demonstra o que devemos fazer. Consultar nossa memória para
identificar o o lugar onde caímos e nos arrepender. Onde nosso amor perdeu
intensidade e começar uma reviravolta para nutrir o nosso coração em um lugar
de intensidade e devoção ao Senhor.
Ferramentas para cultivar o primeiro amor --
Oração – lugar de intimidade e relacionamento com o Senhor. Momento em que nos colocamos diante do Senhor a fim de que Ele venha a nos moldar e mudar para que a cada passo venhamos a nos tornar mais semelhantes a Ele.
Leitura
da Palavra – É através da sua Palavra que conhecemos a
Deus com o qual nos relacionamos. Jesus nos convida a amar a Deus com todo
entendimento. Isso parte de um lugar da revelação da Palavra do Senhor. É na
Palavra que conhecemos ao Deus Criador, que interveio na história para sofrer,
morrer em nosso lugar. Ele ressuscitou, e breve voltará para Reinar com sua
Noiva num lugar de Primeiríssimo Amor.
O
primeiro amor precisa ser regado na vida cristã ordinária. Assim
como nos altares levantados, era necessário que os sacerdotes mantivessem o
fogo aceso (Levítico
6:12-13). Era preciso que eles cuidassem daquele lugar para que
a chama não se apagasse. – Assim, precisamos
nutrir o primeiro amor, com uma vida de pureza e compromisso com Deus nosso Senhor.
POR TODA A MINHA VIDA
Cantarei ao Senhor toda a minha vida; louvarei ao meu Deus enquanto eu viver. (Salmo 104.33)
Cantarei ao senhor --- Não só no momento da vitória. Mas, Por
toda a minha vida.
Louvarei ao meu Deus, Não só no momento da alegria – mas, Por toda a minha vida.
Cantarei ao Senhor, Não só por aquele pequeno período de tempo de
novo convertido, mas, louvarei ao Senhor enquanto eu viver.
Louvarei ao meu Deus, não só na ocasião do batismo, ou da festa
do casamento – mas, cantarei ao Senhor enquanto eu viver.
Louvarei ao meu Deus não só na Páscoa, no Natal e no Ano-Novo –
mas cantarei ao Senhor por toda a minha vida.
Louvarei ao meu Deus não só quando tenho saúde, quando tudo vai bem. Com emprego ou sem emprego, cantarei ao senhor enquanto viver.
Louvarei ao Senhor na festa de formatura, mas, também na
despedida do parente querido
– cantarei ao Senhor enquanto eu viver.
Louvarei ao meu Deus não só quando a família estiver em
harmonia, com tudo dando certo. Cantarei ao Senhor por toda a minha vida.
O salmo 104 nos desafia a cantar com esperança em todas as fases
da nossa vida. Sorrindo, chorando, na fartura ou no aperto, abra seus lábios
numa canção de louvor e gratidão em honra daquele que te criou, te guarda e te
sustenta 24 horas por dia.
Esse é o tipo de compromisso que o salmista assume: