Pesquisar este blog

VACINA CONTRA COVID-19: Cristãos devem dar exemplo

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. -      1ª Coríntios 6:19,20.       

 A polêmica gerada pelos negacionistas contra a vacinação, a meu ver, deixa de ser uma questão política e ideológica, extrapolando para a esfera espiritual.

Jesus deixa claro nos evangelhos que o propósito preferencial de Satanás, sua missão oficial historicamente, sempre foi tríplice: roubar, matar e destruir. Conforme João 10:10. Em oposição ao roubo, à morte e à destruição, Jesus oferece vida, vida completa e abundante.

A equação parece ser simples: 

1) Coronavírus + falta/negligência quanto à saúde = morte.

2) Vacina + atitude em favor da saúde = vida.

Mas, ainda temos que refletir sobre o texto de Paulo em 1ª Coríntios 6:19 e 20:

"Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."

O contexto do capítulo 6, entre os versículos 12 e 20, é de clareza meridiana: 
O uso do corpo para a glória de Deus. Todas as coisas me são lícitas, mas, nem todas são convenientes (v12). Será que não nos damos conta de que o nosso corpo faz parte do corpo de Cristo? Usaremos esse corpo para união pecaminosa com uma prostituta? Evidente que não (v15). Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo? Porque vocês não pertencem a vocês mesmos, mas a Deus. Portanto, usem o seu corpo para a glória de Deus (NTLH).

Entendo que, a partir da minha conversão o meu corpo passou a ser propriedade de Deus (1ªCoríntios 1:30 - "porque vós sois dEle) e, além disso, este corpo que usamos no momento foi destinado à habitação do Espírito Santo, mediante a justificação pela fé no sacrifício de Jesus Cristo. Sou apenas o zelador, mordomo dessa habitação.

Diante desse quadro, cabe ao cristão ser fiel na administração do seu corpo.
Caso não seja um mordomo competente e dedicado, minha administração pode ser reprovada no dia da prestação de contas.

A Ciência é de origem divina. Todo conhecimento vem de Deus.
As doenças são desafios divinos para o desenvolvimento científico e suas descobertas. Uma vez que apareçam e cumpram seu divino propósito, a vitória da Ciência sobre as doenças começa a ser desvendada e os medicamentos são descobertos e aplicados. Tudo para a glória do Único Criador de tudo!

Negar-se ou opor-se à vacinação de seu próprio corpo pode ser um ato de improbidade administrativa do corpo que usamos sob a permissão de Deus. 
Ora, se o corpo que uso não me pertence, devo zelar dele conforme o desejo do seu legítimo proprietário que é Deus. 

Analise este alerta apostólico de 1ªTessalonicenses 5.23:
"O mesmo Deus da paz os santifique em tudo. 
E que o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo".

No âmbito da responsabilidade individual, cada um é responsável pela conservação de seu corpo. Só quem pode violar, alterar, mexer na integridade do meu corpo é o Senhor. Aliás, a quem pertence este meu corpo. Por isso, toda e qualquer alteração da nossa saúde só será legítima se enviada ou permitida por Deus. No que estiver ao meu alcance devo sempre ir em busca de saúde para que o meu corpo seja conservado íntegro tanto quanto possível.

Como manter a integridade do corpo? Buscando todos os meios de tratamento preconizados pelas ciências médicas, incluindo medicamentos, vacinas e cirurgias. É como interpreto, respeitando os pontos de vista divergentes. 

Ir em busca da vacina, portanto, é ato de minha exclusiva responsabilidade. 

Se for negligente, me expondo ao perigo, posso ser cobrado por isso. 
O negacionismo consciente pode ser entendido como afronta ao princípio demonstrado por Jesus a Satanás registrado em Lucas 4:9-12, onde Jesus interrompe a argumentação maligna, de forma definitiva e com toda autoridade, dizendo: "Também está escrito: Não ponha à prova o Senhor seu Deus."
Expor-se ao risco é colocar Deus à prova, ou seja, desafiá-lo, obrigá-lo a garantir a minha integridade.
 
Finalizo com um desafio à reflexão teológica.

Se eu, conscientemente, negar-me a receber a vacina que me é oferecida gratuitamente, e na sequência eu contrair a doença e ou for motivo de contágio para outras pessoas? E, se eu morrer de Covid-19 por ter rejeitado a vacina qual será a minha justificativa perante o Senhor? Rejeitar a vacina não seria uma contribuição direta para a minha própria morte?

Pense nisso!
____________________________________________ Elias Vieira




  

Conteúdo mais visto