Pesquisar este blog

DEUS NÃO TEM NETOS

FÉ DOS PAIS NÃO   SALVA OS FILHOS--------------------------------------------------PERGUNTA: -- Atos 16:31 diz: "Crê no Senhor Jesus e serás salvo Tu e a tua casa."
Isto é uma promessa de que é só a pessoa crer que toda família será salva?
 
EXPLICAÇÃO:
Este versículo tem, sim, alguma dificuldade. 
- Há pessoas que pensam que, se um pai ou mãe se converter, por causa de sua fé todos os filhos já estarão com a salvação garantida.

- Há outros pensam que, se um pai ou mãe se converter e for batizando cada filho recém-nascido, e criar esses filhos frequentando a Igreja, então eles estarão salvos, independente da vida que levarem.              

O QUE A BÍBLIA DIZ?

- SALVAÇÃO É INDIVIDUAL:

Romanos 9:6-18 -- 6 Acaso Deus deixou de cumprir sua promessa a Israel? Não, pois nem todos os descendentes de Israel pertencem, de fato, ao povo de Deus. 7 Só porque são descendentes de Abraão não significa que são, verdadeiramente, filhos de Abraão. Pois as Escrituras dizem: "Isaque é o filho de quem depende a sua descendência".

8 Isso significa que os descendentes físicos de Abraão não são, necessariamente, filhos de Deus. Apenas os filhos da promessa são considerados filhos de Abraão. 9 Pois Deus havia prometido: "Voltarei por esta época, e Sara terá um filho".

10 Esse fato não é único. Também Rebeca ficou grávida de nosso antepassado Isaque e deu à luz gêmeos. 11 Antes de eles nascerem, porém, antes mesmo de terem feito qualquer coisa boa ou má, ela recebeu uma mensagem de Deus. (Essa mensagem mostra que Deus escolhe as pessoas conforme os propósitos dele e as chama sem levar em conta as obras que praticam.) Foi dito a Rebeca: "Seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo".

13 Nas palavras das Escrituras: "Amei Jacó, mas rejeitei Esaú". Estamos dizendo, então, que Deus foi injusto? Claro que não! Pois Deus disse a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser, e mostrarei compaixão a quem eu quiser".

16 Portanto, a misericórdia depende apenas de Deus, e não de nosso desejo nem de nossos esforços. Pois as Escrituras afirmam que Deus disse ao faraó: "Eu o coloquei em posição de autoridade com o propósito de mostrar em você meu poder e propagar meu nome por toda a terra".

18 Como podem ver, ele escolhe ter misericórdia de alguns e endurecer o coração de outros. 

- PERDIÇÃO É INDIVIDUAL

Deuteronômio 24:16 - Os pais não morrerão pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada um morrerá pelo seu pecado.
Ezequiel 18:20 - A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.

Portanto, considerando a Bíblia como um todo, é melhor interpretarmos Atos 16:31 com bastante cuidado, sem abrir a porteira exageradamente.

a) Atos 16:31 – Paulo fala uma profecia dada exclusivamente ao carcereiro: que se ele cresse de modo a ser salvo, também Deus concederia – naquele momento – a bênção de que a esposa e filhos cressem e fossem salvos. A profecia se cumpriu na mesma hora.
b) Atos 16:31 – no nosso caso, significa "crer para ser salvo”. Aqui entra a nossa família, se cada um crer. O plano de Deus se concretiza na salvação de todo aquele que nele crer. João 3:16 e  Marcos 16:15 – “aquele que crer e for batizado, será salvo”.

Só existe um meio pelo qual podemos ser salvos, ou seja, pela fé na morte expiatória de nosso Senhor Jesus Cristo. A nossa fé não é hereditária, como pensam alguns, a ponto de acharem que pelo fato de serem salvos, seus filhos já nascem salvos. Isso seria o mesmo que pensar como os Fariseus, que achavam que por serem filhos de Abraão, já eram salvos.

Romanos 9: 7 e 8 -- Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa são contados como descendência.

Lucas 3: 8 -- Produzam, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comecem a pensar: Temos Abraão por pai. Porque  eu garanto a vocês que até destas pedras pode Deus gerar filhos para Abraão.

O que aconteceu na família do carcereiro é aquilo que Deus prometera aos Judeus, ou seja, que chamaria as pessoas ao arrependimento por meio da pregação do Evangelho.

Atos 2: 38-39 -- E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

Ao crer em Cristo, o carcereiro também levou a mensagem do Evangelho para sua família:

Atos 16:32-34 – 32 Então pregaram a palavra do Senhor a ele e a toda a sua família.33 Mesmo sendo tarde da noite, o carcereiro cuidou deles e lavou suas feridas. Em seguida, ele e todos os seus foram batizados.34 Depois, levou-os para sua casa e lhes serviu uma refeição, e ele e toda a sua família se alegraram porque creram em Deus.

Nós não temos garantia alguma de que nossos filhos ou parentes irão se converter, mas temos a garantia de que se eles se arrependerem e crerem em Cristo, serão salvos.

Podemos contribuir com nosso exemplo e testemunho até silencioso.

Se este versículo de Atos 16:31 fosse uma garantia de salvação para toda a família, não existiria na família de um servo de Deus alguém que não fosse salvo. E isso pode ser constatado facilmente, pois há inúmeros servos de Deus que sofrem com a incredulidade de seus familiares. O que dizer então das palavras de Jesus:

Mateus 10:35 e 36 -- 34 "Não imaginem que vim trazer paz à terra! Não vim trazer paz, mas a espada.  35 ‘Vim para pôr o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra. 36 Seus inimigos estarão em sua própria casa’. 37 "Quem ama seu pai ou sua mãe mais que a mim não é digno de mim; e quem ama seu filho ou sua filha mais que a mim não é digno de mim.


Portanto, a única garantia que temos é que o ser humano só pode ser salvo de seus pecados pela fé em Cristo, e um por um de seus familiares também, se ele pregar a mensagem pura do Evangelho e se eles crerem e arrependerem. O que devemos fazer é nunca desistir de orar pela conversão de cada um.                                                          Como diz Tiago 5:16A oração de um justo pode muito em seus efeitos.

Porque, Deus não tem netos! Deus tem somente filhos convertidos, pelo amor do Pai, pela graça, morte e ressurreição do Filho e pela ação poderosa do Espírito Santo.