Pesquisar este blog

DIFERENÇA ENTRE PROVAÇÃO E TENTAÇÃO

Um dos avisos que Jesus nos deixou foi este: “No mundo vocês terão aflições”- Se você acredita estar passando por provações, lembre-se de que Ele também nos deixou este estímulo: “Coragem! Eu venci o mundo”. João 16:33.

sofrimento é uma das coisas mais difíceis na nossa vida. Nesta hora, precisamos recordar que as provações e tribulações que Deus permite/determina, cooperam para o nosso bem.

Romanos 8:28 -- “Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus propósitos”.

 O que é provação?

Provação é uma dificuldade que nos põe em avaliação e prova (testa) a nossa fé. É como acontece na vida escolar. Ninguém gosta de provas na sua vida, mas elas servem para nos fortalecer e ajudar no crescimento espiritual. É como exercício na academia: tem dor, mas, tem resultado.

Na provação, é o Senhor quem nos coloca à prova, para que possamos amadurecer através da perseverança. Portanto, a provação nos desafia a confiar mais em Deus e a crer Nele, mesmo quando não vemos uma solução para a dificuldade que enfrentamos. 

Deus permite provações em nossa vida para que sejamos impulsionados/motivados/empurrados no rumo do amor. Ou seja, Deus promove o crescimento do amor por meio do sofrimento.

Por quê? Simplesmente porque a Cruz não é exceção, é regra.

O próprio Jesus nos indicou isso quando disse: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me” – Lucas 9:23.

Passando por provações e tentações, entenda a diferença

É muito importante você saber distinguir se está passando por provações ou tentações. Para isso temos uma dica muito simples!  Você já deve ter compreendido que a provação é uma grande dificuldade que põe nossa fé à prova. Porém, a tentação é um convite ao pecado.

No dia-a-dia podemos ser tentados por nossa própria natureza pecaminosa, pelo pecado que está à nossa volta no mundo ou por uma ação/abordagem direta do maligno. Jesus impelido ao deserto – Lucas 4. E o povo de Israel para revelar o coração. Deuteronômio 8:2-4.    

Enquanto a provação é algo bom, pois quando perseveramos ela nos conduz a algo bom, a tentação é algo ruim, pois nos incita, induz, empurra para o pecado.

ALERTA: diante dessa situação (encruzilhada) temos uma escolha: entregar-se à tentação, ou resistir e permanecer fiel ao Senhor.  É importante você saber que Deus nos prova, mas nunca nos tenta. Ele odeia o mal e jamais nos convida a pecar.

-- Ao longo da Bíblia, percebemos que o Diabo usa uma fórmula contra os filhos de Deus:  = Eva – fruto agradável ao paladar, atraente aos olhos e ser como Deus (poder). (Gênesis 3:6); = Jesus – Pão (agradável ao paladar), visão dos reinos da terra (atraente aos olhos) e poder. (Lucas 4:1- 13).

Verdades que precisamos saber sobre a tentação --- A tentação é algo que nunca devemos estimular, mas sempre devemos esperar. Pode acontecer, algumas vezes, em que:

-- Provação seria ter de escolher entre pecar ou perder o emprego.        = Tentação seria o convite para pecar para não perder o emprego.

Neste sentido, a provação nos apresenta uma escolha, enquanto que a tentação nos sugere a escolher a opção errada.

Como o crente enfrenta as provações

Como crentes nós passamos por provações todo santo dia. Pedro diz para não ficarmos assustados com isso. Porque enfrentar inúmeras tribulações é o sistema de avaliação ao qual somos submetidos para provar nossa fé e fidelidade ao Senhor.

Sinais de que você está passando por tentações

Desânimo na oração, Esfriamento da fé, Perda do desejo de buscar a Deus, Falta de vontade de orar, Se sentir oprimido pelas circunstâncias, Maus costumes começam a voltar. Preciso tomar uma decisão importante, só que uma das opções põe em risco a vida espiritual. Situações que surgem nos forçam a exercer mais a paciência. Invasão da mente por pensamentos ruins dos quais já estava liberto. E, idéias de que estamos sendo esquecidos ou abandonados por Deus.

Para fortalecer a nossa fé!

·      Não existem obras de virtude sem a experiência da tentação. ·      Não existe fé sem provações. ·      Não existe combate sem inimigos. ·      Não existe vitória sem luta.