Pesquisar este blog

PERFIL DO EMPREENDEDOR ABENÇOADO

Empreender é um chamado que exige visão estratégica, resiliência e, acima de tudo, um alicerce firme na Palavra. Talvez, por isso, a frase "E tudo o que empreender prosperará", seja ouvida tanto nas igrejas como em escritórios de grandes empresários. Só a prosperidade bíblica não é um passe de mágica, mas o resultado de uma vida alinhada aos princípios de Deus, praticada com excelência.

O Texto-Base: O Perfil do Empreendedor Abençoado

"Ele é como a árvore plantada à margem do rio, que dá seu fruto no tempo certo. Suas folhas nunca murcham, e ele prospera em tudo que faz." — Salmos 1:3 (NVT)

Este verso nos ensina que a prosperidade é uma consequência da localização (estar perto da fonte) e da perseverança (permanecer no propósito). No mundo dos negócios, estar "plantado junto ao rio" significa a determinação de manter seus valores éticos e sua dependência de Deus enquanto você trabalha com afinco. No lamaçal do mundo corporativo não é uma vida fácil. Mas, é um sacrifício que super vale a pena.


5 Referências Bíblicas para o seu Plano de Negócios -- Para que seu projeto de vida ou empresa floresça, medite e aplique estes cinco fundamentos:

1. A Importância do Planejamento Estratégico

"Quem começa a construir uma torre sem antes sentar-se e calcular o custo, para ver se tem dinheiro suficiente para terminá-la?" — Lucas 14:28

  • Aplicação: Não use apenas a intuição. Utilize ferramentas como o Plano de Negócios do Sebrae para prever desafios e organizar suas finanças antes de investir.

2. Consultoria e Mentoria

"Os planos fracassam por falta de conselhos, mas com muitos conselheiros há sucesso." — Provérbios 15:22

  • Aplicação: Ninguém cresce sozinho. Busque mentores, faça cursos e esteja aberto ao feedback do mercado. O isolamento é o inimigo da inovação e a quase-certeza da frustração.

3. Gestão com Excelência

"Você conhece alguém que trabalha com perícia? Ele servirá a reis, e não a pessoas comuns." — Provérbios 22:29

  • Aplicação: A "prosperidade em tudo o que empreender" exige domínio técnico. Sempre que for tomar uma iniciativa inclua no processo ser o melhor na sua área. A qualidade do seu serviço é o seu maior testemunho cristão, dispensadas as palavras de auto-elogio.

4. Resiliência como resultado das Dificuldades

"Pois, ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se..." — Provérbios 24:16

  • Aplicação: Não é por ser um cristão fiel que o micro ou pequeno empresário estará vacinado contra as crises e situações adversas. A resiliência e a solidez do empreendimento não são resultado da ausência de tropeços e quedas. Pelo contrário, a solidez e a resiliência resultam da nossa capacidade de ajustar a estratégia e continuar avançando com fé.

5. Dependência de Deus e Atitude Proativa

"Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos." — Provérbios 16:3

  • Aplicação: Consagrar não é apenas orar e esperar; é dedicar cada processo, cada venda e cada decisão ao Senhor, agindo com honestidade e pro-atividade.