Pesquisar este blog

HORA DE PRESTAR CONTAS A DEUS: BALANÇO ESPIRITUAL

Que nota Deus daria para sua fidelidade hoje? 

No final de cada ano, empresas e pessoas fazem balanços para verificar lucros, perdas e metas. Na vida cristã, essa prática não é apenas administrativa, é espiritual. Malaquias nos confronta com a diferença entre quem serve a Deus e quem não serve. Precisamos nos perguntar: se Deus avaliasse minha "planilha de fidelidade" hoje, qual seria o resultado?

TEXTO-BASE: ------  Malaquias 3.13-18

¹³ "Vocês falaram coisas terríveis contra mim", diz o Senhor. "Mas vocês perguntam: ‘O que falamos contra ti?’.  ¹⁴ "Vocês disseram: ‘De que adianta servir a Deus? Que vantagem temos em obedecer a suas ordens ou chorar por nossos pecados diante do Senhor dos Exércitos?

¹⁵ De agora em diante, chamaremos de abençoados os arrogantes. Pois os que praticam maldades enriquecem, e os que provocam a ira de Deus nenhum mal sofrem."

¹⁶ Então, aqueles que temiam o Senhor falaram uns com os outros, e o Senhor ouviu o que disseram. Na presença dele, foi escrito um livro memorial para registrar os nomes dos que o temiam e que sempre honravam o nome do Senhor.

¹⁷ "Eles serão meu povo", diz o Senhor dos Exércitos. "No dia em que eu agir, eles serão meu tesouro especial. Terei compaixão deles como o pai tem compaixão de seu filho obediente.

¹⁸ Então vocês verão outra vez a diferença entre o justo e o mau, entre o que serve a Deus e o que não serve.  -------------------------------------------------- ------------------

Malaquias nos confronta com a diferença entre quem serve a Deus e quem não serve. É de extrema necessidade perguntar: se Deus avaliasse minha "planilha de fidelidade" hoje, qual seria o resultado?

1. A Honestidade na Auto-avaliação

Gálatas 6:4 -- "Que cada um examine as próprias ações. Então poderá se orgulhar do que fez, sem se comparar com outra pessoa." 

A Bíblia destaca a responsabilidade individual. O balanço não é comparativo; não importa se você é "melhor" que seu vizinho. Importa se você é fiel ao que Deus confiou em você. Pare de olhar para o lado. Olhe para o espelho da Palavra de Deus e avalie onde estão seus erros e defeitos. Acenda a luz da Palavra para enxergar suas falhas.

2. Você deseja uma vitoriosa? Faça uma lista de Prioridades

Mateus 6:21 -- "Pois onde estiver o seu tesouro, ali também estará o seu coração.                

O balanço financeiro e do tempo revela nossas verdadeiras prioridades. Se Deus recebesse um relatório de onde você investiu suas horas e recursos este ano, Ele veria um coração dedicado a Ele? Deus veria em você uma pessoa que faz de tudo para acertar? - Reveja seus gastos e sua agenda. Eles refletem se eu participo da construção do Reino? Ou gasto dinheiro apenas o meu próprio conforto?

3. A Qualidade da Vida Devocional

Tiago 4:8 -- "Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês. Pecadores, limpem as mãos! Vocês que têm a mente dividida, purifiquem o coração." 

-- No Boletim da Escola da vida a "nota" da nossa vida devocional não é medida por rituais, nem aparência, mas pela convivência e comunhão diária com o Senhor. Quero deixar bem claro pra você: Uma mente dividida, um pé na igreja outro no mundo gera um balanço espiritual deficitário/negativo/sua conta está no vermelho.

Cultive a intimidade secreta entre você e Deus. A prestação de contas começa no lugar de oração, onde não tem como usar máscara diante de Deus.

4. O Serviço e a Cooperação no Corpo

1ª Pedro 4:10 -- "Deus concedeu um dom a cada um de vocês; usem-no bem, servindo uns aos outros, como bons administradores da variada graça de Deus." 

-- Somos "administradores" (despenseiros/mordomos). Seja na cozinha, no bazar missionário, seja no louvor ou na evangelização, os talentos não são nossos; são recursos que o Senhor dá pra cada um, e que nós temos o dever de multiplicar. 

Que nota Deus daria para a sua disposição em servir? Não enterre seu talento por preguiça nem por medo ou timidez. Seja fiel e corajoso.

5. A Urgência da Mudança

Efésios 5:15-16 -- "Portanto, prestem atenção em como/de que jeito vocês vivem. Não vivam como insensatos/sem juízo, mas como sábios. Aproveitem ao máximo cada oportunidade, pois estes dias são maus."

-- O balanço espiritual serve para correção de rota. O sábio se autoexamina. Se percebe que errou, já confessa pra Deus, e aproveita a oportunidade da graça do Senhor para mudar enquanto há tempo. 

Não deixe a prestação de contas para o último minuto. Use o "hoje" para ajustar o que está errado. Enquanto temos vida, temos esperança. Não desperdice a oportunidade hoje.

6. O Tribunal de Cristo: O Grande Acerto de contas pode chegar a qualquer momento.

2ª Coríntios 5:10 -- "Pois todos nós teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que merece pelo que fez por meio do corpo, seja bom ou ruim." 

  • Este é o fechamento do balanço final e definitivo. Nada ficará oculto. Você precisa saber que o dia de prestar contas está na agenda de Deus. Cada pessoa deve lembrar disso cada vez que for tomar uma decisão, durante as 24horas do dia.
  • Viva cada dia como se fosse apresentar o relatório final ao Rei. A nossa fidelidade hoje, vai garantir a recompensa depois, quando a eternidade chegar, na hora que Deus nos chamar.    

7. O Livro Memorial é onde Deus anota cada acerto ou erro nosso.
-- Malaquias 3.16-18 –  
O profeta Malaquias nos diz que existe um "livro" memorial tipo registro no Cartório celestial que está sendo escrito diante de Deus para os que O temem. Por isso é importante fazermos nosso balanço espiritual, para descobrir se nosso nome está escrito junto com aqueles que são propriedade exclusiva de Deus.

Que nota Deus daria para sua fidelidade hoje? Se a nota for baixa, a boa notícia é que o Mestre e Advogado, Jesus Cristo, oferece misericórdia para quem confessa e deseja recomeçar do jeito certo. Faça hoje o seu acerto de contas com o Senhor, para que, naquele dia, você ouça: "Muito bem, servo bom e fiel! Venha receber a herança que Deus preparou para você.