Pesquisar este blog

CIÚME: COMO DEUS PODE SOCORRER UM RELACIONAMENTO À BEIRA DA FALÊNCIA

 O ciúme tende a ser uma força negativa e destruidora em nossos relacionamentos, mas Deus, por sua infinita misericórdia, tem poder e quer nos ajudar a superá-lo. Quando escolhemos buscar a graça de Deus, além de praticar a boa comunicação/diálogo e focar no amor, podemos usar a criatividade que Deus disponibiliza para construir relacionamentos mais fortes e saudáveis.

- Cântico dos Cânticos 8:6 "O ciúme é cruel como o Inferno e a ira é como uma torrente que transborda".

1ª Coríntios 13:4. "O amor é paciente, o amor é bondoso. Não arde em ciúme, não se orgulha, não se vangloria/não conta vantagem para humilhar o outro". Quando permitimos que o ciúme domine nossos relacionamentos, estamos longe do amor que Deus nos chama a viver. Aprendemos aqui que o amor verdadeiro não é ciumento, mas é paciente e muito bondoso.

Tiago 3:16 - "Porque onde existe inveja e egoísmo, também existe discórdia e todo tipo de ação maligna". O ciúme pode destruir relacionamentos e comunidades, se não for controlado. Aqui, vemos que a inveja e o egoísmo podem levar à discórdia e à maldade.

Gálatas 5:24 - "Mas os que são de Cristo Jesus crucificaram os instintos humanos com as suas invejas e apetites imorais". Essa passagem nos lembra que, como cristãos, devemos crucificar as paixões e concupiscências da carne. O ciúme é uma dessas paixões que pode ser superada pela graça de Deus e pelo poder do Espírito Santo. Jamais sinta vergonha de orar pedindo libertação do ciúme pecaminoso.

- Veja só que aprendemos com o texto de Efésios 4:26 - "Não deixem que o sol se ponha sobre o seu ressentimento". Não deixe para amanhã o perdão que você pode liberar ou ganhar hoje. A Palavra nos aconselha a não deixar que o ressentimento e a raiva dominem nossos corações. O ciúme pode levar ao ressentimento e à amargura, mas Deus nos chama a perdoar e a buscar a reconciliação.

Romanos 12:10 "Amai-vos uns aos outros com amor fraternal, antecipando-vos em honra uns aos outros". Essa passagem nos ensina a amar uns aos outros com amor fraternal e a honrar uns aos outros. Quando praticamos o amor e a honra em nossos relacionamentos, podemos superar o ciúme e construir laços mais fortes.

- Praticar o diálogo/a comunicação: A comunicação aberta e honesta é fundamental para construir a confiança e superar o ciúme, a dúvida e a desconfiança.

- Reconhecer o ciúme: Para superar o ciúme eu diria que o primeiro passo reconhecer e admitir quando estamos sendo dominados por ele. Seja forte porque o Maligno vai mentir que você não em ciúmes.

- Buscar a graça de Deus: Deus quer que a gente supere o ciúme e cultive o amor e a bondade em nossos relacionamentos. É preciso renúncia, humildade, tudo junto e misturado. Só que vale a pena.

- Focar no amor: Devemos focar em praticar o amor e a bondade em nossos relacionamentos, em vez de deixar que o ciúme nos domine.

- Buscar a reconciliação: O ciúme é uma força destruidora em nossos relacionamentos sociais, familiares e profissionais. Porém, Deus pode nos libertar Quando o ciúme leva ao ressentimento e à amargura, devemos buscar o caminho da reconciliação e do perdão. Nesse processo convém buscar a graça de Deus, estar sempre abertos ao diálogo focar no amor. Aqui você tem um roteiro de como poderá construir relacionamentos fortes e saudáveis. Oremos para que possamos confiar em Deus para nos ajudar a superar o ciúme e a viver em amor e harmonia uns com os outros.