Pesquisar este blog

A CONFIANÇA HUMANA E AS ARMADILHAS DA TRAIÇÃO

Convido você a meditar, comigo, sobre a confiança humana e as armadilhas da traição. Como base bíblica no Salmo 41:9, em Provérbios 14:20, mais os Salmos 118:8-9 e 31:11-13, que analisam a fragilidade das relações humanas quando comparadas à fidelidade de Deus. Vale destacar que só encontramos verdadeira segurança quando escolhemos confiar no Senhor e não no ser humano. Desde a queda no Éden, somos inclinados a falhar, tramar o mal e cometer traições como Judas Iscariotes.

-- A fragilidade da nossa confiança: É comum confiar nas pessoas, mas, também é comum esta confiança ser quebrada por atos de maldade e traição. A Bíblia mostra o que a nossa experiência de vida diária confirma: pessoas falham e confiar nelas, além da prudência, é um caminho direto para a decepção, principalmente quando essa confiança cega é colocada no lugar de Deus.

 

- Salmo 41:9: -- "Até o meu melhor amigo, aquele em quem eu confiava, que comia o meu pão, levantou-se contra mim." -- Este salmo ilustra como é profunda a dor de ser traído pela pessoa na qual ele depositava a mais íntima confiança. O verso 9 destaca que até o amigo mais próximo pode tramar o mal e se voltar contra nós.  

- Provérbios 14:20 -- "O pobre é odiado até por seus vizinhos, mas o rico tem muitos amigos." A sabedoria de Provérbios sinaliza para o egoísmo da confiança humana. Veja que as pessoas desprovidas de recursos muitas vezes são deixadas de lado, ignoradas. Porém, as pessoas que se destacam pelos bens que possuem, vivem rodeadas de falsos amigos e interesseiros sempre prontos a trair assim que as vantagens se tornam desfavoráveis. 

- Salmo 118:8-9 -- "É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar em líderes humanos. É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar em pessoas poderosas."

Este salmo traz um lembrete muito forte de que, embora seja natural e benéfico confiar nas pessoas, contudo, a confiança em Deus deve vir em primeiro lugar.

- Salmo 31:11-13 -- "Fui desprezado por todos os meus inimigos; até meus amigos me viram com desconfiança. Fiquei tão esquecido quanto um morto, como um caco de vaso quebrado. Ouvi os boatos e as difamações de muitos; vi o ódio deles, e eles tramaram minha morte."

Outra vez o salmista declara o sofrimento causado pela traição, tanto por inimigos quanto por amigos. A sensação é de que foi abandonado, com a intenção de assassiná-lo. Isso tudo revela a dimensão a que a malignidade humana pode chegar quando a confiança é quebrada.                     

 

Às vezes, a vida nos coloca em situações em que a confiança em certas pessoas se torna algo impraticável. Mas, não podemos permitir que a amargura e o ressentimento nos consumam. Esta é a hora que a Palavra de Deus nos convida a confiar no Senhor. É exclusivamente em Deus que vamos nos encontrar seguros, tratados com lealdade. Pois Ele é fiel e nunca nos abandonará nem nos trairá. A confiança nas pessoas deve ser cautelosa e equilibrada.

Jamais esqueça Jeremias 17:7    Feliz é todo aquele que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor.

A OBSESSÃO POR RIQUEZA E PODER LEVA À ESCRAVIDÃO E À GUERRA ENTRE IRMÃOS

Para mim, o Evangelho é um desafio permanente para examinar, com toda atenção, cada detalhe da nossa relação com o nosso Senhor. Quando disse que não podemos servir a Deus e ao dinheiro, Jesus nos convoca a assumirmos uma posição clara e coerente. Que não deixe dúvida sobre nossa escolha. Diante do Senhor dos senhores é preciso decidir por um estilo de vida autêntico e verdadeiro.

1ªTimóteo 6:9 – "Mas os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos insensatos e nocivos, que os mergulham na ruína e na destruição."

-- Este versículo mostra que o desejo de enriquecer não é um objetivo neutro. A busca sem contrôle pelo enriquecimento vira uma armadilha que leva a pessoa a ser controlada por ambições prejudiciais, e ao abandono dos valores mais importantes. A busca obsessiva pelo dinheiro se torna um tipo de escravidão que destrói nosso projeto de vida.

 

-- Servir a Deus ou ao dinheiro é decidir por um estilo de vida 

Jesus afirma que “nenhum servo pode servir a dois senhores”, portanto, “não podeis servir a Deus e ao dinheiro” (Lucas 16:13). Nesse texto o desafio é examinar cada detalhe da nossa relação com o Senhor Jesus. Aliás, Jesus coloca para cada um de nós, uma proposta muito clara entre Deus e a riqueza. Ele quer que a gente assuma uma posição clara e coerente. Não se trata de uma escolha entre várias alternativas. Também não é uma opção que pode mudar ao longo do tempo. O Senhor cobra de nós um novo perfil, que seja confirmado por nosso estilo de vida, atitudes, comportamento e até no nosso jeito de falar. 

 

-- Correr atrás de riqueza nos leva ao risco de substituir Deus.

Quando projetamos que a riqueza pode garantir a base principal da nossa vida, que pode ser acionada em qualquer situação. A tentação é pensar que sem Deus podemos viver bem, garantidos pela fortuna do dinheiro e do patrimônio enquanto sem riqueza os conflitos do dia a dia estaríamos tristes e desamparados.

-- Esse tipo de pensamento é maligno porque transforma o nosso próximo em um concorrente.

Tiago 3:16“Onde existe inveja e rivalidade/competição, aí acontece confusão e todo tipo de coisas ruins”.

A Palavra de Deus nunca estimulou a concorrência entre seus filhos. Jamais o Senhor colocará as pessoas em classes rivais. O que faz o nosso Pai? Incentiva todos nós a nascermos de novo, a buscarmos uma revolução interior, ou seja, buscarmos uma conversão.

-- Nossa mente foi criada para planejar e agir por uma sociedade saudável, para a glória do Criador, mas, nunca para transformar tudo em negócios ao melhor preço, mesmo que para tanto seja preciso roubar, matar e destruir.

 

Tiago 4:1-2 – De onde vêm as guerras e as brigas? Vêm dos desejos internos, da competição entre irmãos.

 

Não podemos admitir que os líderes das Nações governem escravizando e espoliando seus povos. Podemos dizer o mesmo em relação a certos líderes religiosos, exploradores da boa-fé. Oremos para que tais pessoas sejam libertos da tentação desesperada de acumular riquezas em benefício próprio ou de grupos. Que o Senhor não permita que a riqueza continue sendo transformada em armas que destroem os povos. Pois, quem serve a Deus age com moderação, porém, quem serve à riqueza permanece escravo dela! Quem busca a justiça transforma a riqueza em bem comum. Mas, quem chafurda na corrupção e na lama, transforma o bem de todos em objeto da própria ganância.”

 

"Que o Santo Espírito de Deus converta meu coração, a fim de que, nutrido pela Palavra, eu possa me converter, abandonar os excessos e cultivar o amor, a fé, a esperança e a misericórdia!

 

DEUS VAI TE LEVANTAR ONDE TENTARAM TE DERRUBAR

Meu objetivo, hoje, é que você fortaleça sua fé, lembrando que a vitória sobre o mal e a superação das lutas que você está enfrentando vêm direto de Deus, que está sempre pronto a levantar você diante de qualquer tentativa de lhe derrubar. O título – "Deus vai te levantar onde tentaram te derrubar" é uma palavra em tom profético, para renovar as suas forças focando no encorajamento diário para superação de dificuldades, inveja e falsidades, confiando na intervenção divina para a restauração e vitória pessoal.  

Deuteronômio 28:7: "O SENHOR derrotará seus inimigos quando eles atacarem. Eles virão contra vocês de uma direção, mas serão dispersados em sete direções."
-- Está claro que Deus age diretamente contra os que planejam, provocam e causam a queda, garantindo que a tentativa de agredir para derrubar se volte contra o agressor. Vale destacar o clima de guerra que o Inimigo gera, usando pessoas da família e até da igreja.                                                             

- Traição e Falsidade: Mensageiros do Diabo tentam prejudicar os outros através de fofocas, mentiras e inveja, visando roubar a nossa paz e fechar a porta da bênção, quebrar nosso pacto.      

- Derrotas e Tempestades: É necessário compreender – através da comunhão e da consagração – que Deus oferece vitória e restauração, mesmo quando as circunstâncias parecem desesperadoras, quando a tempestade ruge assustadora nas mais diversas áreas da vida.

2ªCoríntios 4:8-9: "De todos os lados somos pressionados por aflições, mas não esmagados. Ficamos perplexos, mas não desesperados. Somos perseguidos, mas não abandonados. Somos derrubados, mas não destruídos."
Esta Palavra comprova o interesse de Deus em nos manter fortalecidos e na direção correta. Mesmo sentindo o chão tremer pelo estrondo das bombas lançadas contra nós. Nesse bombardeio podemos até cair durante a batalha, mas, por esta palavra sabemos da possibilidade de sermos derrubados. Mas, não seremos destruídos, reforçando a ideia de que a intervenção divina garante a superação.

1ªPedro 5:6: -- "Seja humilde debaixo do grande poder de Deus e, no tempo certo, ele vai exaltar você."
Não se trata de uma mera exaltação que Deus reserva para quem se submete a Ele. O que está prometido aqui é uma reviravolta na situação de humilhação.

- Cativeiros Espirituais serão detonados: -- Libertação do jugo de demônios, cancelamento de mágoas antigas e outros males que arrasam as pessoas, impedindo o seu progresso e bem-estar. Esta ação do inferno contra os escolhidos inclui a destruição das fortalezas/esconderijos malignos.

 

Salmo 145:14:-- "O SENHOR ajuda os que caíram e levanta os que estão encurvados sob o peso de suas cargas."
Aqui, a promessa é super clara: Deus intervém, já chega agindo para levantar os que estão em dificuldade, e levantar/erguer com seu braço forte aquele que caiu por ser ferido no campo de batalha espiritual.

Salmo 37:24: -- "O homem bom pode tropeçar, mas não ficará caído, pois o SENHOR segura a sua mão e o ajuda a levantar-se." Esteja convicto de que a mão de Deus sustenta e levanta quem cai, impedindo que a queda seja definitiva.                                                                                                                                                               -- Meu irmão, minha irmã. Diante das situações mais críticas e embaraçosas, não se deixe abalar, mas, redobre a sua confiança em Deus. Continue sendo a pessoa que é seguindo o caminho que Deus, o Pai, traçou exclusivo para você, sabendo que o Senhor do tempo agirá no tempo certo.

- Fé reforçada na Vitória: Eu creio que, mesmo em locais de derrota, Deus preparou vitórias e está preparando/ungindo/fortalecendo você para alcançar os resultados previstos na Sua Palavra. 

- Oração e Jejum: em sua caminhada diária, jamais esqueça dessas duas ferramentas poderosas usadas para renovar as forças e despertar o poder de Deus para superar os seus desafios. Com todo esse aparato de preparo espiritual você já pode começar a sentir o doce sabor da vitória, porque Deus não falha, não ilude, não dá falsas esperanças, mesmo que o mundo caia ao seu redor Ele lhe dará dupla honra. Isaías 61:7 –“Em lugar de vergonha vocês terão dupla honra, em lugar da afronta receberão herança de alegria”.                                                                            Quem pertence ao SENHOR jamais será envergonhado.

MALIGNO E APROVEITADOR QUER ARRANCAR A PALAVRA DO NOSSO CORAÇÃO

Você já refletiu sobre como acontece a ação das forças malignas? Tudo projetado para impedir a fé através da distração, preguiça espiritual para arrancar a Palavra de Deus dos corações. Diante das privações e tentações, a pessoa se desvia e cede aos desejos do mundo. Você pode estar assustado e com mêdo. Seu caso tem solução: anime-se!!!

Lucas 8:4-15 – "Certa vez, Jesus começou a ensinar uma multidão perto do mar. Ele disse. Ouça, o semeador saiu para semear. Enquanto ele lançava as sementes, algumas caíram na beira do caminho. As pessoas pisaram, e as aves do céu vieram e comeram. Outras sementes caíram sobre pedras. Quando elas brotaram, as plantas secaram por falta de umidade. Outras sementes caíram entre os espinhos, que cresceram com elas e as sufocaram, impedindo o desenvolvimento. Outras ainda caíram em terra boa. As sementes brotaram, cresceram e produziram uma colheita cem vezes mais do que foi semeado'. Tendo dito isso, Jesus exclamou: 'Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!”

Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola.

Jesus respondeu: "A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam.

A parábola/a comparação quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus.

1. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o Diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. Lucas 8:12.

2. Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria.
Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação, voltam atrás.

3. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer.

4. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança".

Estamos acostumados a calcular as coisas pensando em economizar, o que às vezes é necessário.            – só que esse tipo de calculismo não vale para o amor! Em João 3:16  temos uma prova: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo a pessoa que nEle crê, não pereça [não se desvie, não perca o rumo, mas, tenha vida eterna]! Não existe entrega maior, nem amor maior. -- Por isso o ardiloso Maligno semeia distração, dúvida, assédio, violência, e tudo que é pecaminoso para arrancar a Palavra da Verdade do nosso coração. Aprenda a resistir e a mandar o Diabo embora  da sua vida, do seu caminho, pela Autoridade do Nome de Jesus. Aguente firme. Deus sabe que seu coração é terra boa, vai produzir com fartura, para a glória de Deus.  

– Confere comigo o modo como este agricultor enche a mão e lança a semente: sem moderação, com abundância, com o pensamento focado no sucesso da colheita! Para mim, é uma bela imagem da maneira como Deus nos ama. É claro que o futuro da semente depende de vários fatores, tais como a qualidade do terreno, sol, chuva, cuidados ao longo do tempo entre o plantio e o tempo de colher.  2ªCoríntios 9:6Aquele que semeia pouco, pouco também colherá. 

-- No caso deste ensino, peço sua atenção para o foco de Jesus: o semeador [Deus] lança a semente da sua palavra em todos os tipos de terreno, ou seja, [Deus] sabe que vamos germinar e dar boa colheita, em qualquer situação, porque somos dele e vivemos através dele.

-- Às vezes eu sou mais superficial e distraído, em outras vezes me deixo levar pela emoção, tentando me defender da opressão na base do entusiasmo do momento. Como é complicado navegar através da tempestade provocada pelas preocupações da vida, diante da doença, do desemprego, do dinheiro minguado, diante dos cartões cujas faturas não param de chegar.

-- Graças a Deus, também existem momentos em que estamos disponíveis para Deus e os irmãos. Momentos em que Deus toma pela mão e nos faz acolhedores e produtivos. Deus lança a boa semente do Evangelho porque sabe que, mais cedo ou mais tarde, vamos florescer. Salmo 126:5aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cânticos de alegria, trazendo sua colheita.

-- É assim que me ama: mesmo sabendo que não sou a melhor terra, Ele mantém os tratos culturais/água, luz e sol, para que me torne frutífero, derramando sobre mim sua “chuva de graça”. Talvez, pela ação sobrenatural de seu Santo Espírito nasça em nós o desejo de ser uma terra melhor. Esta é a esperança que temos na misericórdia de Deus. 

QUANDO PERCO O CONTROLE DAS EMOÇÕES, PERCO O CONTROLE DAS SITUAÇÕES

Quando perco o controle de minhas emoções, perco o controle das situações.

João 11.1 a 6: “Estava enfermo Lázaro, de Betânia, da aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
Esta Maria, era a mesma que ungiu com bálsamo o Senhor e lhe enxugou os pés com os seus cabelos. Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas.
Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado.

A morte do Lázaro era essencial para que uma nova pessoa surgisse! Depois de sair daquela sepultura, Lázaro foi nunca mais foi o mesmo! Ele precisava encerrar um ciclo para iniciar outro – da morte para a ressurreição, do isolamento para a comunhão, do desconhecido para o sucesso.

O que nos impede de fechar um ciclo com chave de ouro?

 

1- A dor que revive feridas do passado é um fator que leva ao descontrole

A gente só alcança transformação quando se enquadra na Palavra e recebe do Espírito Santo a parcela de autoridade para expulsar as perdas do passado e a dor dos excessos, abusos e assédios malignos! Precisamos entender – com urgência – que “nada é contra nós”, mas “para nós”. Quando estamos em comunhão com Cristo, nada acontece para a nossa destruição, mas para o nosso crescimento. Se eu e você não tivéssemos passado por tudo o que passamos não teríamos chegado até o que somos hoje! Jamais esqueça que estamos dentro dos propósitos de Deus.

Qual é o objetivo de Satanás? Roubar, matar e destruir! 

Se essa dor está roubando sua alegria de viver, matando sua fé e destruindo seus sonhos, é sinal de que o plano do inimigo para a sua vida está se cumprindo. Isso é grave e tem que ser contido imediatamente. Dor é um alarme, é sinal de que precisamos de tratamento para chegarmos à cura! Enquanto a ferida estiver aberta a dor vai dominar e roubar o espaço reservado para a manifestação da glória de Deus através da minha vida!

Quando perco o controle de minhas emoções, perco o controle das situações.

Será que tenho coragem e foco para transformar esta dor em atitudes de fé e esperança?!        Em vez de se deixar dominar pelo desespêro, busque solução em Jesus Cristo! Tá complicado demais? Então é hora de buscar a ação do Espírito Santo para transformar as nossas fraquezas em fortalezas!

Se Você já está vivendo em Cristo não pode mais ser uma pessoa que cultiva dores, mágoas e ressentimentos. Você está em processo de cura e libertação. A partir de hoje você não será mais aquela pessoa conhecida pelo sofrimento, mas pela superação! 

Posso declarar, com autoridade, que essa situação não é para a morte, mas para a manifestação da glória de Deus?! Então receba esta Palavra em nome de Jesus!                                              -O Senhor quer que você ressurja, levante-se do chão, erga a cabeça, agora!                                  Saia dessa cova para uma vida ainda melhor, de conquistas e vitórias! 

Amém e Amém!!!

JÁ OUVIU FALAR NO EVANGELHO DO ENTRETENIMENTO?

“Nunca o mundo esteve tão religioso, e as igrejas tão mundanas”.

“Que fareis pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação”. – [NVI].

-- "Então, irmãos, o que devemos fazer? Quando se reunirem, um cantará, outro ensinará, outro revelará, um falará em línguas e outro interpretará o que foi dito. No entanto, tudo o que for feito deve fortalecer a todos. [NVT]. -- 1ªCoríntios 14:26. 

Em certos locais de reunião já não se consegue mais ver a diferença entre shows e culto de “adoração”. Vibração total, gritos característicos das torcidas de futebol, tipo “Ê-ô, ê-ô, Jesus Cristo é o Senhor!” ou “Eu já falei, vou repetir, é Jesus Cristo que comanda isso aqui!”

O que é o evangelho do entretenimento?

O evangelho do entretenimento tem transmudado a reverência dos cultos a Deus em meros ajuntamentos onde se grita, pula, dança, faz “trenzinho”, e canta. É um modelo de evangelho “sem limites” que até pode ser enquadrado como “fermento de Herodes”. Marcos 8:15.  – os fãs de Herodes eram liberais e modernistas, por isso Jesus os define como hipócritas por adotarem comportamentos que corrompem a fé.

O espaço para a exposição da Palavra fica espremido entre o fim do show e a oração final.

Nesse perfil de “culto” a pregação do Evangelho é um apêndice, uma curva do rio, um fim de linha.    A prioridade não é a realeza da Palavra de Deus. O principal vem travestido com a pompa de “adoração extravagante”. A pregação vira uma breve palestra motivacional. Tudo projetado para agradar e entreter a “galera”.

 Consegue imaginar a reação do apóstolo Paulo vendo o povo chegar em busca de diversão?

Logo ele, que sempre combateu os excessos na Ceia do Senhor: “...se algum tiver fome, coma em casa, para que não vos ajunteis para condenação” (1ªCoríntios 11:34). E, quanto aos dons espirituais durante os cultos: “...faça-se tudo decentemente e com ordem” (1ªCoríntios 14:40).

Deus não mudou. Sua Palavra permanece como verdade absoluta e pura. Única regra de fé e prática. E nela está escrito: “Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus...” (Eclesiastes 5:1).

É impossível imaginar o mundo sem a música. Ela está em todos os lugares, desde os mais íntimos as plataformas e mídias, nas festas e nos funerais: A música, além de ser uma linguagem universal é ciência e arte. Salmo 33:3 – “Cantem ao Senhor um novo cântico; toquem com habilidade/maestria e cantem com entusiasmo/alegria”.

Neemias 8:4Esdras estava num púlpito de madeira que fizeram para o ensino da Lei.

Mateus 26:30; Marcos 14:26 - ...e tendo cantado um hino [ao final da Ceia] Jesus e os discípulos foram para o Monte das Oliveiras.

A prioridade da exposição da Palavra: “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e Luz para o meu Caminho”. Este texto reforça que a Palavra de Deus não é apenas um livro, mas uma fonte de orientação viva e ativa para ser consultada, vivida e obedecida como a maior prioridade.           Romanos 1:16 – Por isso é que não me envergonho das boas novas [Evangelho] de Cristo porque é o poder de Deus em ação para salvar a toda pessoa que crer.

QUEM DISSE QUE ANDAR SOZINHO É MELHOR?

 Eclesiastes 4:9-12“É melhor serem dois que um, pois um ajuda o outro a alcançar o sucesso. Se um cair, o outro o ajuda a levantar-se. Mas quem cai sem ter quem o ajude está em sérios apuros. Da mesma forma, duas pessoas que se deitam juntas aquecem uma à outra. Mas como fazer para se aquecer sozinho? Sozinha, a pessoa corre o risco de ser atacada e vencida, mas duas pessoas juntas podem se defender melhor. 

Tem gente que se isola por escolha, tem outros que não sabem compartilhar o espaço, e ainda outros que não desenvolvem habilidades de convivência e têm dificuldades para trabalhar em equipe. Podemos incluir nesta lista aqueles que não sabem andar em grupo!

É uma escolha muito complicada ser um colecionador de vitórias estando sozinho! Por mais resistente que seja, sempre dois serão mais fortes que um! Nesta reflexão, quero abordar mais diretamente, nossa caminhada na fé, ligados ao Corpo de Cristo!

Registro, por óbvio, a escolha sólida daqueles que optaram  -- conscientemente -- pela solitude e vivem com toda naturalidade e conforto o produto desta opção. Mas, o alvo deste artigo são os solitários aos quais a solidão mais parece uma punição. A estes nós dedicamos as cordiais provocações deste texto.

Entre os fatores de isolamento podemos encontrar o egoísmo, ciúme, inveja, insegurança, questões relacionadas à saúde mental e ao equilíbrio emocional, circunstâncias e fatores ambientais.

Para pessoas que preferem andar sozinhas ou sentem-se sós, a Bíblia oferece versículos que enfatizam a presença de Deus, a importância de ter um propósito e o valor de ter amizades quando possível. Versículos como Isaías 48:17 focam na orientação divina, enquanto textos em Salmos e Mateus trazem consolo através da fé e da ajuda de Deus. 

Versículos sobre a presença divina e força interior:

Isaías 48:17: "Eu, o Senhor, teu Deus, te ensinarei o que é para o teu benefício, e te guiarei pelo caminho em que deves andar." Este versículo foca na orientação divina para a sua vida, mesmo que você se sinta sozinho. 

Vou deixar uma dica: não se compare com ninguém! Cada um tem uma missão na terra! Existem promessas de Deus para todo mundo! Na teoria, você diz: Amém! Mas, na prática, é a história é outra.

Que dizer das garotas que brigam por causa do mesmo rapaz? E, dos rapazes que ficam inimigos nessa disputa insana? Ilusão, inexperiência, sentimentos superficiais? Nesse caso, buscar direção e sabedoria de Deus, através da oração. Porque a mente humana está confusa, carente e precisando de alguém para nos mentorear, esclarecer, orar junto buscando ouvir a voz de Deus.

Existem pessoas centralizadoras. Não delegam tarefas, não compartilham informações e ficam tão sobrecarregadas, que misturam o profissional com o pessoal, tornando-se tóxicas afetando qualquer lugar onde estejam. Como vivem sozinhas, cada vez que encontram alguém disponível começam a despejar sua rotina e ninguém consegue estabelecer um diálogo saudável. O desejo de aparecer, de mostrar que é melhor torna a pessoa mais limitada ainda!

 Ficar doente sendo sozinho? Nem pensar!

Será que não estaria na hora de avaliar uma mudança? Aprenda a andar em comunhão! É melhor serem dois do que um! Este é um segredo que faz a diferença em todas as áreas da vida!

A BÍBLIA PODE ME AJUDAR SE ESTOU TENDO PENSAMENTOS SUICIDAS?

 Sim. A Bíblia como Palavra de Deus, tem resposta para todas as situações, incluindo os nossos impossíveis! A Bíblia não é um livro de autoajuda nem um guia de saúde mental, mas cada palavra dela tem inspiração divina para consolar e fortalecer quem chegou ao limite da exaustão. Essa inspiração sobrenatural chega através de uma ação transformadora e instantânea da mente caótica, realizada pelo Espírito Santo. Sim, a Bíblia já ajudou muitos a superar pensamentos suicidas. E, os seus conselhos práticos vão ajudar você também.

2ªCoríntios 7:6-10 -- Mas Deus, que conforta os desanimados, nos encorajou com a chegada de Tito. Sua presença foi uma alegria, como também o foi a notícia que ele nos trouxe do encorajamento que recebeu de vocês. Não me arrependo de ter enviado aquela carta severa, não pela tristeza que causou, mas porque a dor os levou ao arrependimento. Foi o tipo de tristeza que Deus espera de seu povo. Porque a tristeza que é da vontade de Deus conduz ao arrependimento e resulta em salvação. Não é uma tristeza que causa remorso. Porém, a tristeza do mundo resulta em morte. 

= Que conselhos práticos a Bíblia dá? A Bíblia fala de pessoas que quiseram morrer? Que versículos bíblicos podem ajudar contra pensamentos suicidas? E se um amigo disser: “Eu quero morrer”?

Crie coragem para falar sobre os seus sentimentos. “O verdadeiro amigo ama em todos os momentos e se torna um irmão em tempos de aflição.” — Provérbios 17:17. Todos nós precisamos da ajuda de outros quando estamos lutando contra pensamentos ruins. Se a gente não falar/desabafar com alguém confiável, pode chegar ao ponto de não conseguir mais suportar esses sentimentos negativos. Mas, se você se esvaziar desse imbróglio, esses sentimentos vão perder força dentro de você, dando início a uma nova realidade. Você também pode colocar por escrito o que está sentindo.

Procure ajuda médica. – Disse Jesus: “As pessoas saudáveis não precisam de médico, mas sim os doentes.” — Mateus 9:12. – O que esse versículo quer dizer: Devemos procurar ajuda médica quando estamos doentes. Isso não é fraqueza nem pecado. É ordenança do Senhor. Pensamentos suicidas podem ser um sintoma de uma doença mental ou emocional, e, assim como no caso de uma doença física, não temos por que nos envergonhar disso. Doenças mentais e emocionais podem e devem ser tratadas. Com toda a naturalidade, procure tratamento médico qualificado assim que possível.

Lembre-se de que Deus se importa com você. – “Não se vendem cinco pardais por duas moedas? Contudo, nem mesmo um deles é esquecido por Deus. Não tenham medo; vocês valem muito mais”.  — Lucas 12:6, 7. Você é muito precioso para Deus. Você pode achar que ninguém se importa com seus sentimentos, mas Deus vê o que você está passando. Ele se importa com você, mesmo que você tenha perdido a vontade de viver. O Salmo 51:17 diz: “Deus não rejeita um coração quebrado e esmagado”. Deus quer que você viva porque ele ama você.

Ore a Deus. – A Bíblia diz: ‘Lance sobre [Deus] toda a sua ansiedade, porque ele cuida de você.’ — 1ªPedro 5:7. - Deus quer que você conte para ele o que está sentindo e o que preocupa você. Deus pode me dar paz interior e forças para continuar. (Filipenses 4:6, 7, 13) É desse jeito que Deus ajuda aqueles que oram de coração implorando por ajuda. — Salmo 55:22. Tente orar a Deus agora mesmo. Pare tudo e comece a derramar essa tristeza, decepção, fracasso, amargura. Diga que está sem forças, sem projeto de vida, e que está transferindo pra Ele essa tonelada de frustrações. Declare que o Senhor é Deus único, infalível, e que você não aceita continuar derretendo aos poucos. Que você entrega as suas escolhas à vontade do Espírito Santo. Declare que Deus é maior, Todo-Poderoso, e que deposita nele até suas últimas esperanças. (Salmo 83:18). Peça força para continuar lutando.

Pense na esperança da Bíblia para o futuro. “Temos essa esperança como âncora para nossa vida, tanto segura como firme.”— Hebreus 6:19. Nossas emoções passam por altos e baixos, assim como um navio que é sacudido por uma tempestade. Mas a esperança que encontramos na Bíblia pode ajudar você a ficar firme. Essa esperança não é só um sonho. Ela é baseada na promessa de Deus de acabar com tudo o que causa sofrimento. — Apocalipse 21:4.

Faça algo de que você gosta. A Bíblia diz: “O coração alegre é um bom remédio.” — Provérbios 17:22. Fazer coisas que dão alegria pode melhorar nossa saúde mental e emocional. Escute músicas que deixam você animado, leia algo encorajador ou comece a praticar um hobby. Você também vai se sentir mais feliz se gastar tempo ajudando outros, mesmo que seja com coisas pequenas. — Atos 20:35.

Cuide de sua saúde física. “O treinamento físico traz . . . benefício.” — 1ªTimóteo 4:8.

Lembre que os sentimentos e suas circunstâncias mudam. A Bíblia diz: ‘[Vocês] não sabem como será a sua vida amanhã.’ — Tiago 4:14. - Um problema sério, até aquele que você acha que não tem solução, pode estar resolvido amanhã. Não importa quão desesperadora sua situação possa parecer agora, ela pode mudar a qualquer momento. Procure maneiras de lidar com ela. (2ªCoríntios 4:8) Essa situação ruim muda com o tempo, mas não tem como mudar um suicídio. Deus não te deixa nem te abandona!

= Se estiver tendo pensamentos suicidas muito fortes e no momento não tem como falar com alguém em quem você confia, ligue para a emergência ou para um serviço de prevenção ao suicídio.

NESSA LUTA VOCÊ VAI DESCOBRIR UM AMIGO

Você já enfrentou uma “batalha” em sua vida, que parecia que nunca iria acabar? Quero incentivar você a não se vitimizar nem a entregar os pontos já conquistados. Aproveite essa fase complicada pra pôr em prática uma verdade que vem diretamente da Palavra de Deus. Acredito que sua fé será acrescentada e vai impactar todas as áreas da sua vida.

Você pode não ter se dado conta de que Deus lhe tem socorrido com tudo que você necessita para ser vitorioso em todas as batalhas/entrevêros/ciladas que você tem de enfrentar. Apesar de estar regularmente na igreja, durante anos, experimentei uma vida de derrotas pontuais, porque eu não compreendia que Deus já havia me equipado e fortalecido…

Durante anos de vida cristã, fui um colecionador de derrotas. Porque eu não compreendia essa verdade. Eu não entendia que Deus havia providenciado todo o equipamento necessário e liberado força/poder para eu vencer as batalhas da vida, o embate rotineiro do qual ninguém escapa.

Assim, cada vez que eu tinha problemas — com relacionamentos, finanças ou qualquer outra situação — de imediato pensava eu que devia simplesmente tolerar ou fazer de conta que estava tudo bem. Agindo assim, os outros não ficariam sabendo da minha fraqueza/dificuldade. Só que essa disposição de tolerar a derrota estava, na real, me impedindo de receber a graça, a cura, e o favor do Senhor.

Raciocine comigo: Deus não nos criou para uma vida de derrota. Ele nos dotou de todas as armas/ferramentas para vencer — mesmo durante os períodos mais desafiadores da nossa caminhada. Porque é no fragor, na explosão das bombas destruidoras durante a jornada que Deus quer que a gente entenda/perceba que Ele está junto de nós!

“Mais que Vencedor”

Romanos 8:35-39O que nos separará do amor de Cristo? Serão aflições ou calamidades, perseguições ou fome, miséria, perigo ou ameaças de morte? Mas, apesar de tudo isso, somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou. E estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes, nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Não é maravilhoso demais saber que já entro na guerra “mais que vencedor”? Justamente porque antes de tudo Deus me abastece de estratégias, armamento, coragem e força para vencer. Jesus está presente comigo e dará a capacidade/discernimento necessário para conquistar a vitória.

Quando percebemos que nossa vitória está no projeto de Deus, a gente marcha no rumo do inimigo com um novo nível de confiança e motivação. Não podemos distrair, perder o foco de que nossas batalhas são espirituais. Muita gente vive em derrota porque não entende que o combate é contra um inimigo espiritual, com táticas/armadilhas preparadas para, se possível, nos destruir.

1ªPedro 5:8-9 “Estejam atentos! Tomem cuidado com seu grande inimigo, o diabo, que anda como um leão rugindo à sua volta, à procura de alguém para devorar. Permaneçam firmes contra ele e sejam fortes na fé. Lembrem-se de que seus irmãos em Cristo em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos”.

Nessa palavra Deus não está ameaçando/fazendo medo. O aviso é para estar consciente e preparado. Quando a gente tem certeza de que a batalha é espiritual, então sabemos que as armas desta vez são armas espirituais. E quando aprendemos a usá-las, nunca mais teremos de viver com uma mentalidade de vítima. Pelo contrário, vamos para a batalha com a determinação de quem é mais que vencedor através de Cristo!

Que tipo de batalha você está lutando hoje? Uma pessoa tóxica, abusadora, exploradora, que suga toda sua energia? Uma doença degenerativa, um diagnóstico complicado? Problema financeiro? Medo de uma reviravolta arrasadora e decepcionante? Você não está condenado a combater sozinho. Deus quer fortalecer, guiar e ajudar você, ensinando-o a ter êxito sobre o inimigo. O inimigo não aceita deixar você em paz e vai jogar sujo, fazer o que for preciso para impedir que os planos de Deus se realizem em sua vida. Isso significa que ele atacará você em qualquer área onde ele puder ver uma fraqueza.

A melhor maneira de vencer suas batalhas é cultivando um relacionamento íntimo com Deus. Essa amizade nossa com Deus nasce e se fortalece em plena guerra. A Bíblia diz que “Maior é Aquele (Deus) que está em nós do que aquele (Satanás) que está no mundo” (1ªJoão 4:4).

POR QUE EU COSTUMO FALAR O QUE NÃO DEVO?

                         Por que eu costumo falar o que não devo?

Já notou como às vezes a gente consegue controlar o que fala? Mas tem horas que parece que a boca assume o comando e funciona sozinha? Quando estamos nervosos o risco de falar sem pensar é ainda maior. E, dependendo do momento, sinto que acabo falando mais do que deveria. Então fico triste ao ver que pisei na bola mais uma vez.

A Bíblia diz: “A língua . . . é um fogo” e “basta uma chama muito pequena para incendiar uma grande floresta!” (Tiago 3:5, 6).

Se você costuma se meter em problemas por causa do que fala, esta leitura vai lhe ajudar.

 Por que eu falo o que não devo?

1.     Não sou perfeito. -- A Bíblia diz: “Todos nós tropeçamos muitas vezes. Se alguém não tropeça em palavra, é homem perfeito.” (Tiago 3:2) Eu sou falho e cometo muitos erros. Minha tendência é tropeçar não só andando, mas, também falando. Eu tenho um cérebro imperfeito e uma língua sem freio. Me parece ilusão controlar os dois ao mesmo tempo. 

2.     Falo além da conta. A Bíblia diz: “Quando as palavras são muitas, a transgressão é inevitável.” (Provérbios 10:19). Gente que fala muito e ouve pouco tem mais chance de falar o que não deve e ofender outros. Falar bastante nem sempre é sinal de inteligência. 

3.     Sarcasmo, zombaria, escárnio. A Bíblia diz: “Palavras impensadas são como os golpes de uma espada.” (Provérbios 12:18). Palavras que machucam e humilham as pessoas. Quem usa o sarcasmo e a zombaria pode até dizer: “Era só brincadeira.” Mas, para quem foi atingido/humilhado não tem a menor graça. A Bíblia nos diz para abandonarmos “toda a amargura, indignação, gritaria, palavras ofensivas/bullying, junto com toda a maldade”. — Efésios 4:31. Quem tem raciocínio rápido e mania de ser espontâneo costuma estar sempre se metendo em memoráveis enrascadas.

Tentar apagar o que você falou é como tentar devolver o creme dental no tubo: impossível.

Tentar desdizer/deletar o que falei, repito: é como apertar o tubo da pasta de dente e tentar colocar a pasta de volta. Não tem como!

 Como controlar a língua – Aprender a controlar a língua pode ser um desafio que pode ser vencido. “Acalme-se no seu quarto e, em silêncio examinem o coração . . . e fiquem quietos.” — Salmo 4:4.

 Às vezes a melhor resposta é não dar uma resposta. O que eu sinto na hora da raiva é muito diferente do que sinto depois que me acalmo. Quando a serenidade volta e tudo passa, eu fico feliz de não ter falado o que pensei na hora do horror e a impulsividade. Parar e pensar, nem que seja por alguns segundos, pode ajudar a gente a não falar uma coisa da qual vou me arrepender depois.

 “O ouvido prova as palavras, assim como a língua saboreia a comida” — Jó 12:11.

 Podemos evitar muitas dores de cabeça se “provarmos/degustarmos” as palavras antes de falar.

COMO FOI NOS DIAS DE NOÉ?

Eu imagino que não exista em toda a história humana um relato, uma crônica da vida real que chame tanto a nossa atenção como a de Noé, o enorme barco que ele construiu e a maior enchente de todos os tempos, também conhecida como Dilúvio. A cada geração foram surgindo centenas de versões, só que a moral da história é a mesma. A fantástica realização do carpinteiro que se transformou num engenheiro naval, construindo o maior navio de sua época para salvar a família de uma catástrofe planetária, uma inundação que cobriu a terra.  

Havia, naquela época, uma população cruel e violenta, imoral e devassa. Era o público para o qual Noé pregou com o seu exemplo, de homem correto, que procurava alertar a todos de que haveria uma destruição universal através da água. O único escape seria acreditar no aviso de Noé, mudar o comportamento e aguardar o chamado para entrar no grande barco, a Arca.

Como foi nos dias de Noé? Gente de todas as culturas antigas viviam em agitação total, cometendo todo tipo de pecado e transgressão, imoralidade sexual. Então, Deus dá um passo além, projetando um recomeço para a humanidade. A integridade do caráter de Noé diante de uma população corrompida e perversa, passou a ser o parâmetro para declarar Noé como pregoeiro da justiça, escolhido e designado para escapar da tragédia junto com sua família.

Outro dia alguém postou que o Dilúvio e a arca são lendas, alegorias. 

Na verdade, em lugar algum da Sagrada Escritura vamos encontrar a menor insinuação de que o homem Noé, sua história e o Dilúvio global seriam apenas uma metáfora, uma narrativa mitológica, ou uma obra de ficção. Ao contrário, a Bíblia crava a realidade do Dilúvio com muita firmeza:

-- 2ªPedro 3.5-6 -- "Esses desinformados ignoram, de propósito, que os céus sempre existiram e que a terra foi formada pela palavra de Deus, tirada da água e mantida no meio da água. Por isso, o mundo daquela época pereceu quando foi inundado pelas águas do dilúvio." 

Não é surpresa que o próprio Jesus declara, como fato, a história de Noé e de sua arca, ligando-a à certeza de eventos proféticos futuros e, também, à sua volta física a este planeta (Mateus 24.1-3,36-39). Mais que isso, a respeito de Noé, Jesus declara suas próprias palavras como tão verdadeiras que céus e terra podem desaparecer, mas suas palavras, jamais (Mateus 24.35). Ou seja, “tudo o que eu digo vai acontecer e vocês podem contar com essa verdade”. Para descartar a realidade de Noé e do Dilúvio, só mesmo negando a pessoa de Jesus Cristo. 

Na Palavra do Eterno não existe ficção. Como também não existe dúvida de que, se estamos levando a vida na bizarrice, zombando de Deus tipo nosso comportamento, a fatura vai chegar logo, logo. O que aparece na Escritura vai muito além de qualquer blockbuster de Hollywood. Mas também é minha esperança que você use a realidade do Dilúvio como uma lente para analisar o mundo atual, porque é através do estudo desse fato histórico que vamos entender melhor o presente e nos preparar com mais eficácia para o futuro. 

Quero encorajar você a ler as Sagradas Escrituras. Esse tal Noé é muito mais que um personagem antigo. Ele vivenciou, na própria pele, a versão sem cortes de um dos capítulos mais perturbadores da história humana. O mar – as Nações – vão ficar terrivelmente sem controle. Só vai escapar quem renunciar o pecado, a vida torta, e correr para dentro da Arca. Está na hora do embarque. 

O piloto, hoje, é Jesus Cristo! 

TEMPORADA SEM LUTAS? DESCONFIE, MAS, NÃO SE APAVORE

Outro dia alguém perguntou, com sincera simplicidade: 

- É normal um crente passar uma temporada sem grandes lutas e provas?                                       A Bíblia descreve a vida cristã como um caminho sempre cheio de desafios que visam o nosso amadurecimento espiritual, como em 1ªPedro 1:6-7 e Tiago 1:2-4, que falam de provações como um processo que visa aperfeiçoar a nossa fé. 

Se eu vivo o propósito de agradar ao Senhor é saudável fazer um autoexame para conferir se estou bem espiritualmente, tipo aquele exame médico de ultrassom de abdome total. Todos os órgãos internos são minuciosamente examinados. Vale conferir se tenho a paz de Cristo em meio às lutas, como em Filipenses 4:7. Conferir se o meu comportamento está sendo guiado pelo Espírito Santo, conforme Gálatas 5:22-23. Paulo em Filipenses 4:11-13, me ensina a atravessar qualquer situação, buscando forças em Cristo para passar por cima de todo tipo de quiprocó (avêcho, perrengue ou circunstância)

Referências Bíblicas sobre Provas e Lutas (Tradução NVI)

1ªPedro 1:6-7: -- Pedro incentiva que o crente pode se alegrar, mesmo que seja para suportar uma "multidão de provas" por um determinado tempo, porque essas dificuldades são um teste de resistência para a nossa fé, certificando que ela vale muito mais que ouro. Assim como ouro é aperfeiçoado pelo fogo, as provações testam nossa fé e descobrem o seu verdadeiro valor. Esse aperfeiçoamento não acontece em fases de tranquilidade.

Tiago 1:2-4: -- Tiago parece delirar ensinando que é motivo de grande alegria passar por "diversas provações", pois quando nossa fé é provada produz perseverança, e a perseverança nos faz melhores, nos amadurecendo e completando o que falta. Exemplo: É como um exercício físico que, embora inicialmente difícil, fortalece o corpo. É complicado aceitar sem reclamar, porém, as lutas e as provas nos amadurecem na fé e reforçam nossa musculatura espiritual.

Filipenses 4:7: -- Aqui Paulo fala sobre a paz de Deus que "excederá todo o entendimento", guardando os corações e as mentes em Cristo Jesus. Se você consegue reagir nas broncas da vida tendo essa paz que supera sua capacidade de explicar o mistério, mesmo dentro da panela de pressão do dia a dia, é um sinal de que você está vigilante e vive uma temporada de saúde espiritual. Mas, não tire férias de Deus.

Gálatas 5:22-23: -- O "fruto do Espírito" aparece como gomos de uma fruta: -- amor, alegria, paz, paciência, benignidade (misericórdia, empatia, lealdade), bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Quem está com saúde espiritual está em plena produção desse fruto, onde cada gomo é resultado da ação do Espírito Santo. Confira o que você está produzindo. Se esses gomos estão visíveis na sua vida, dê glórias a Deus, pois você está no caminho certo!

Concluindo, vou deixar mais três parâmetros para você saber se está bem espiritualmente:

·        Paz dentro da tempestade: Filipenses 4:6-7. Você é engolido pelo furacão, ou descansa no Senhor?

·        Oração e Palavra: Existe uma convivência diária com a oração e a leitura da Bíblia, que são os caminhos para a conexão com Deus e a renovação da fé? 2ªTimóteo 3:16-17.

        ·        Aceitação da Vontade de Deus: Paulo aprendeu a "viver na abundância e na escassez" e                         encontrou força em Jesus para tudo, não se prendendo às circunstâncias externas.  

SERÁ QUE DEUS OUVE NOSSAS ORAÇÕES?

Você já se perguntou se Deus ouve suas orações?

Então, você e eu não somos os únicos. Muita gente já orou a Deus por causa de seus problemas, mas os problemas continuaram.

Nessa hora me pergunto: --Será que isso quer dizer que Deus está ignorando minhas orações? De jeito nenhum! 

A Bíblia garante que Deus ouve nossas orações quando oramos do jeito que ele espera. 

Vamos juntos verificar o que a Bíblia diz?

DEUS REALMENTE OUVE NOSSAS ORAÇÕES.

“Ó Tu que ouves as orações, a ti virão pessoas de todo tipo.” — Salmo 65:2.

Existe gente que ora mesmo sem acreditar que alguém esteja ouvindo. Elas fazem isso porque acham que expressar seus sentimentos ou desabafar numa oração ajuda você a se sentir bem. Como terapia.

Mas o propósito da oração não é só fazer a gente se sentir melhor para conseguirmos lidar com as nossas broncas e problemas. 

A Bíblia garante que “o Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade”. — Salmo 145:18, 19.

Então, podemos ter certeza de que Deus ouve as nossas orações. E, ainda reforça essa certeza: “Vocês me chamarão e virão a mim em oração, e eu vou escutá-los.” — Jeremias 29:12.

Mesmo sem ter a resposta, continue orando,  sem desistir! Sua vitória está chegando. 

Não ignore o fato de que existem forças de oposição no mundo espiritual, operando para que você desista. Porém,  Deus está vendo e ouvindo o seu clamor por ajuda celestial.

 Não dê moleza para o Diabo, aceitando seu jogo sujo e narrativa falsa. Porque Deus está lhe ouvindo e vai responder com toda a certeza!