Pesquisar este blog

CONHECENDO DEUS ATRAVÉS DA BÍBLIA, DA ORAÇÃO E DA DOR

Convido você para refletir junto comigo sobre como podemos conhecer a Deus de maneira mais realista e prática em nossas vidas. Gosto de imaginar três degraus que nos levam a conhecer a Deus: a Bíblia, a oração e a dor. Vamos ver como esses três fatores nos ajudam a crescer na fé e a entender melhor quem é Deus?

1. A Bíblia

- 2ªTimóteo 3:16 -- Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça. – Isto significa que a Bíblia, como um todo, é inspirada por Deus e possui um propósito multifacetado: - Ensino: A Escritura nos ensina sobre a verdade e a vontade de Deus. Repreensão: Ela nos mostra quando estamos errados e nos confronta com nossos pecados. Correção: A Bíblia nos ajuda a corrigir nossos caminhos e a voltar para a direção certa. Instrução na justiça: Ela nos guia a viver uma vida correta e agradável a Deus. Em resumo: a Bíblia é o guia completo para a vida cristã, ensinando sabedoria, correção e direção para quem busca conhecer e agradar a Deus. 

2. A Oração

- Filipenses 4:6 -- "Não andem ansiosos por coisa alguma; antes, em tudo, sejam os seus pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica, com ações de graças." Esse versículo nos encoraja a não nos deixarmos atropelar, nem ser sufocados pelas carências e ausências do momento. E nos inaugura um link, um canal para eliminarmos toda a pressão sufocante da rotina.  Falo aqui da oração, através da qual apresento a Deus – sem qualquer formalidade – a realidade e os perrengues que me envolvem e perturbam. Comece sua oração com palavras de louvor, elogios a Deus, e prossiga com sua planilha de pedidos. E, conclua com palavras de gratidão, declarando sua confiança nas respostas que o Senhor lhe dará. Concluída sua fala, permaneça ligado, reverente, emocionado, porque a Presença d'Ele é real em você!

3. A Dor

- Romanos 8:28 – “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam e são chamados segundo o seu propósito”. Isso significa que, mesmo em meio a dores e sofrimentos, Deus Soberano tem um projeto de nível superior para nós. Por causa desse projeto maior Deus faz com que essas experiências amargas e perturbadoras contribuam para o nosso bem, lá na fase final. Portanto, a dor não deve ser vista como algo ruim, negativo em si mesma. A dor, debaixo do comando da soberania de Deus, pode ser usada para nos moldar, fortalecer nossa fé e nos aproximar Dele. Aqui vai uma dica valiosa: Deus detesta dar spoilers. Mantenha a calma. Deus também é especialista em finais felizes. 

Como a dor coopera para o bem?

Fortalecimento da fé: A dor pode nos levar a buscar a Deus com mais intensidade, fortalecendo nossa fé e confiança em Seu poder e amor. - Crescimento espiritual: A experiência da dor pode nos ajudar a amadurecer espiritualmente, nos tornando mais pacientes, sensíveis ao sofrimento do outro, e mais dependentes de Deus. - Conformidade com Cristo: A dor pode nos levar a refletir sobre o sofrimento de Cristo e nos aproximar Dele, buscando combinar nosso modo de vida com Sua natureza e propósito. - Testemunho: A superação da dor e a forma como a enfrentamos podem se tornar um testemunho poderoso para outros que passam por situações semelhantes, oferecendo esperança e encorajamento. - Propósito divino: Deus, em sua sabedoria, pode usar a dor para cumprir Seus propósitos em nossas vidas, seja para nos afastar de algo prejudicial, nos preparar para algo maior ou nos levar a um lugar onde Ele possa nos usar de forma mais eficaz. 

É importante ressaltar que Romanos 8:28 não garante uma vida sem problemas, mas sim que Deus, em Sua soberania, fará com que todas as coisas cooperem para o nosso bem, mesmo que não entendamos o propósito imediato de cada situação. Por isso, diante do fato negativo, todo cuidado é pouco. Aguente firme, respire fundo, boca calada até que a serenidade volte a governar suas emoções e sentimentos.  

Conclusão -- Queridos, conhecer a Deus é uma caminhada que exige foco, determinação na leitura da Bíblia, um tempo diário para oração. E, estabelecida essa rotina, desenvolver a confiança em Deus, mesmo na dor e outra qualquer situação. Meu sincero desejo é que possamos buscar a Deus com todo o nosso coração e experimentar Sua presença em nossas vidas o tempo todo. Amém?