Pesquisar este blog

NÃO FUJA DO QUE VOCÊ TEM DE ENFRENTAR

Amados, a vida é repleta de provações, desafios, batalhas e oposições. Conferindo os prejuízos contabilizados dia-a-dia, muitas vezes somos tentados a fugir, para evitar o confronto com aquilo que nos causa medo, dor ou desconforto. Porém, a Palavra de Deus nos orienta a não fugir, mas a enfrentar cada situação adversa com ousadia, fé e coragem, porque é combatendo/enfrentando que crescemos e nos fortalecemos no Senhor.

Escolhi três textos bíblicos que esclarecem essa verdade:

1. Josué 1:9 (NVT) -- "Minha ordem é: Seja forte e corajoso! Não fique assustado, nem desanimado, pois o Senhor, seu Deus, estará com você por onde você andar".

Palavra direta da boca de Deus para Josué, no exato momento em que ele assumia a complicadíssima missão de liderar o povo de Israel na conquista da Terra Prometida. Deus não garantiu vida fácil, mas, garantiu que estaria junto em todas as situações. Não era sugestão, mas, mandamento: "seja forte e corajoso". Fugir da batalha é ceder ao medo. Desanimar é o contrário do que Deus determina. Com sua presença Ele nos garante que vamos superar qualquer barreira, pois a força e a estratégia para a batalha vêm do Senhor.

2. 1ªCoríntios 10:13 (NVT) -- "As tentações que vocês experimentam são as mesmas que muitos outros enfrentam. Mas Deus é fiel e não permitirá que a tentação seja maior do que vocês podem suportar. Quando forem tentados, ele lhes mostrará uma saída para que consigam resistir".

Este texto lembra que não fomos largados sozinhos em nossos combates. As provações foram incluídas por Deus e são comuns à experiência humana. Mais importante do que saber que ser provado é normal, é saber que a fidelidade de Deus é nossa garantia de que Ele estabelece limites para o que podemos suportar. Não existe desafio que nos sobrecarregue a ponto de nos destruir, a menos que a gente escolha a fugir. Deus sempre providencia um escape, uma possibilidade de resistir e perseverar. Fugir da batalha é desprezar/dispensar a saída que Deus já preparou para nossa vitória.

3. Tiago 1:2-4 (NVT) -- "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria sempre que passarem por diversas provações, pois sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma".

Tiago aponta uma visão radicalmente diferente sobre os desafios. Em vez de desistir, fracassar ou fugir das provações, devemos considerá-las com esperança. Motivo? Porque as provações servem a um propósito maior: o amadurecimento e a transformação do nosso caráter. As dificuldades são ferramentas nas mãos de Deus para nos moldar/aperfeiçoar/consolidar. Tanto a perseverança quanto a paciência são resultado direto de nossa atitude de enfrentar e resistir às lutas, e não de fugir delas. Ao enfrentar as provações, estamos nos colocando à disposição para que a obra de Deus em nós seja completa.

A lição é clara: não fuja daquilo que você tem de enfrentar

A fuga pode oferecer um alívio momentâneo, mas rouba da gente o crescimento, a força e a maturidade que Deus deseja dar a mim e a você. Enfrentar os desafios com a ajuda de Deus transforma provações em oportunidades de crescimento. Tanto faz se é um problema na família, no relacionamento, uma dificuldade financeira, uma crise de saúde, questões jurídicas no trabalho, na imigração ou um chamado ministerial desafiador. A resposta não é o medo, mas a fé.

  • Lembre-se da presença de Deus (Josué 1:9). Ele está com você.
  • Confie na fidelidade de Deus (1ªCoríntios 10:13). Ele não permitirá que você seja esmagado e mostrará o caminho.
  • Abrace o processo de amadurecimento (Tiago 1:2-4). O sofrimento momentâneo produz um resultado eterno de glória e um caráter aprovado.

Quero encorajar você, agora mesmo, a decidir ser revestido das armaduras de Deus e lutar pela fé. Pare de fugir, encare a situação de frente, porque o Senhor dos Exércitos está contigo, e em Cristo você é mais que vencedor. Que Deus nos dê graça, coragem e fé para eliminar cada gigante em nosso caminho. Amém?

 


-- NÃO PODEMOS BRINCAR COM A VIDA --

Nada é impossível para Deus. Por isso, posso afirmar que Deus é capaz de produzir em mim e em você todo tipo de mudanças e transformações que sejam necessárias para entrarmos e tomarmos posse como cidadãos do seu Reino. Jesus se colocou à nossa disposição até à hora sombria da morte na cruz, brilhando sobre a nossa história, tornando possível sairmos da escuridão em que estávamos mergulhados, rumo a um novo dia cheio de graça e oportunidades.

Na oração do Pai-Nosso, pedimos todos os dias: “Venha a nós o teu reino”. E com este pedido, nos abrimos para o Novo que Deus tem reservado para nós. Devemos reconhecer que o curso da história não é algo já determinado pelos poderosos deste mundo. Colocamos nossos pensamentos e habilidades ao serviço de Deus que se humanizou em Jesus não para nos dominar, mas para nos libertar. Não podemos brincar com a vida, mas, aproveitar o momento presente para preparar o encontro com Aquele que não julga com base nas aparências, mas conferindo os fatos, as obras e as intenções do coração.

Quando levamos a sério a vida cristã não só brotam realidades que pareciam fracas ou invisíveis, mas verdadeiras transformações que humanamente se diriam impossíveis. No livro do profeta Isaías 65:25 alguns impossíveis aparecem como exemplo: “o lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o novilho e o leão comerão juntos, e um menino os conduzirá”. Predador e presa viverão em harmonia! As oposições e adversidades estão em contagem regressiva para acabar.

Cada um de nós pode ser um mensageiro desta esperança. Meus irmãos, como o mundo precisa desta esperança! Nada é impossível para Deus. Vamos nos preparar para o seu Reino, para que um novo dia comece. Vamos despertar e caminhar na luz de Jesus, sem desperdiçar um minuto dessa vida que o Senhor nos confiou!

Temos que deixar de lado toda a inveja, fracassos, mágoas, infidelidades, fatos negativos e pecaminosos, vícios característicos de quem vive no terror e na escuridão. Vamos abraçar a graça, o perdão, a sinceridade, a reconciliação, valorizando a vida que Deus nos deu e da qual, em breve, nos pedirá contas. 

Eclesiastes 12:14 – “Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal.

Romanos 14:12— Cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.


POR QUE ALGUNS CRENTES SÃO INCAPAZES DE VIVER UMA VIDA DE VITÓRIA?

Alguns cristãos parecem incapazes de viver uma vida de vitória. Na minha reflexão, essa esterilidade não é “falta de sorte”, mas, é a falta de conhecimento da Palavra de Deus e da falta de dependência do poder do Espírito Santo, resultando em práticas de pecado, incredulidade e falta de perseverança. A vitória não vem por esforço próprio, mas pela obediência e fé em Deus.

Por que há crentes que não conseguem vencer?

A Palavra de Deus garante que eu sou mais que vencedor por meio de Cristo Jesus. No entanto, olhando à minha volta, vejo muitos crentes que parecem gastar a vida lutando contra as mesmas dificuldades. A impressão é que eles vivem aprisionados por maus costumes, medos e frustrações qual seria o motivo desses altos e baixos? Por que essa falta de vitória na vida cristã?

1.     Falta de Conhecimento e Sabedoria

A falta de conhecimento das Escrituras leva o crente a buscar soluções humanas sem  lembrar de recorrer a Deus, ou por não entender a vontade de Deus para sua vida.

Oséias 4:6 (NVT): "Meu povo foi destruído porque lhe faltou conhecimento. Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu os rejeitarei como meus sacerdotes. Visto que ignoraram a lei de seu Deus, eu ignorarei seus filhos."

-- A falta de conhecimento bíblico não é apenas uma ignorância inocente. Muitas vezes, pode ser uma rejeição em buscar a verdade. O crente se nega em usar os recursos espirituais para vencer.

2. Confiança na Própria Força (egocentrismo)

A Bíblia está cheia de exemplos mostrando que a vitória na vida cristã exige a rendição diária do nosso "eu" e a dependência de Cristo, não das nossas próprias capacidades.

Lucas 9:23 (NVT): "Então ele disse a todos: 'Se alguém quiser vir após mim, negue a si mesmo, tome diariamente sua cruz e siga-me'." -- A vida vitoriosa começa com a negação do eu. Crentes que não conseguem vencer muitas vezes tentam controlar suas próprias vidas e resolver problemas com sua própria força, em vez de entregar o controle a Jesus.

3. Incredulidade e Medo

O medo luta contra a nossa fé sendo um grande obstáculo à vitória. Sem fé, é impossível agradar a Deus e ver Seu poder em ação.

Hebreus 11:6 (NVT): "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." -- Muitos crentes ficam paralisados pelo medo e pela dúvida. Gente que acredita na existência de Deus, mas não confia plenamente que o Senhor vai agir em suas situações específicas. Isso é suficiente para anular a ação da fé que nos faz vencer.

4. Parceria ou consentimento com o Pecado

Mesmo experimentando a graça e o perdão, alguns crentes podem continuar pecando. Além de não viver em santidade, eles permitem que o pecado domine suas vidas, como nos velhos tempos.

Romanos 6:23 (NVT): "Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor." -- Viver conscientemente no pecado resulta numa vida sem vitória. A verdadeira vida cristã vitoriosa envolve andar na luz e lutar ativamente contra o pecado, buscando o perdão e a purificação no sangue de Jesus.

5. Falta de Perseverança nas Provações

A falta de perseverança leva ao desânimo e à desistência. As lutas e tentações são inevitáveis, mas a atitude do crente diante delas define se ele vencerá.

Tiago 1:2-4 (NVT): "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria sempre que passarem por qualquer tipo de provação, pois sabem que, quando sua fé é provada, a perseverança tem a oportunidade de crescer. E a perseverança deve ser aperfeiçoada, a fim de que vocês sejam maduros e completos, sem que lhes falte coisa alguma." Esteja firmado na Palavra e jamais encare as provações como derrotas. 

SÓ QUEM DESCOBRE COMO ACESSAR A PRESENÇA DE DEUS ALCANÇA VITÓRIA

Um líder posicionado em Deus caminha em vitória

“Você pede e não recebe, porque você pede mal para gastar nos seus próprios interesses.” (Tiago 4:3)

Quero compartilhar um segredo com você: somente aqueles que descobrem como acessar a presença de Deus, alcançarão sucesso. Porquanto aprenderam a se posicionar para alcançar resultados acima da expectativa. Duvide quem quiser duvidar, mas, o prazer de Deus é responder as petições dos santos. Enquanto o nosso direito é orar, é pedir.

Na medida que você é um discípulo/líder posicionado, decidido, seu relacionamento com Deus é tudo que você precisa para desenvolver/crescer em fé e ter sua confiança consolidada. “Jesus respondeu: O que é impossível para os homens é possível para Deus.” (Lucas 18:27). Ninguém duvida que existem impossíveis para nós, mas que são plenamente possíveis para Deus. Quando você alimenta sua fé em Deus, o impossível se torna possível.

Como me posicionar em Deus?

Existem aqueles que só querem as benesses que descem do céu. Porém, sequer conseguem demonstrar evidências de um bom relacionamento/testemunho na Terra. 

- “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” (Colossenses 3:2).

É tempo de reavaliarmos o conteúdo dos nossos pensamentos e buscarmos a mente de Cristo, através da qual poderemos conhecer os projetos divinos para nós, para cujos propósitos fomos gerados. Essa é a forma de você sempre crer nas promessas de Deus e saber se posicionar/decidir o que fazer para agradar a Deus e obter êxito em todos os empreendimentos.

-- A Palavra diz: “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?” (Números 23:19). A promessa que o Eterno fez, se cumprirá e dará bons resultados, comprovando que as coisas feitas do jeito dEle darão resultados excelentes. Deus não mente! Seja todo homem mentiroso e Deus verdadeiro (Romanos 3:4).

Seu posicionamento em Deus, através do novo nascimento, lhe dá o direito de conversar com Deus. Homens e mulheres gerados pelo Espírito têm o direito de dialogar com o Pai. Você jamais ficará sem resposta, porque o Autor da vida tem uma forma individual e exclusiva de compartilhar com cada um dos filhos.


INVISTA NO CRESCIMENTO DA SUA FÉ

“... Quando, porém, vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lucas 18:8b)

Investir no crescimento da própria FÉ é fator essencial para a conquista de causas impossíveis. Quem sabe você tem investido em coisas materiais, mas continua com carências bem sérias e até urgentes. “...e tudo o que não é de fé é pecado.” (Romanos 14:23)

É necessário aprender a elevar o nível da nossa FÉ. “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo.” (Judas 1:20). A única maneira de agradar a Deus é se mover pela FÉ. “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é premiador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6).

Do mesmo jeito como a FÉ agrada a Deus, a incredulidade acaba por ofender ao Senhor. “Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.” (Judas 1:21)

 “E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9:23). Um cristão de FÉ é tudo que Deus precisa para decretar a vitória.