Pesquisar este blog

NUNCA SE IRRITE COM A UNÇÃO DO OUTRO

"Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança." Tiago 1:17

Antes da mensagem de hoje, quero explicar o significado de algumas palavras:

UNÇÃO –  autoridade delegada, capacitação divina e instantânea. Confirmação, evidência de uma escolha para missão especial. É única e intransferível. Derramamento do Espírito Santo sobre os que crêem. "E vós tendes a unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento." 1ªJoão 2:20

CRIATIVIDADE -- Capacidade criadora; aptidão para formular idéias criadoras; originalidade; engenho, iniciativa. Criatividade é a manifestação do “potencial” ou da “capacidade” criativa do ser humano.

BEZALEL – unção especial de inteligência, competência e habilidade para realizar as obras de arte do Tabernáculo conforme Deus queria. Nunca ninguém tinha visto antes os objetos, utensílios e tecidos (estampas). A unção divina desceu – e Aoliabe e sua equipe fizeram tudo conforme o plano divino. Acabada a tarefa, sumiu a visão do modelo do Tabernáculo e todas as suas peças e acessórios. O que ficou com cada especialista foi a habilidade.

Deus tem prazer em realizar coisas grandes e feitas com requintes de excelência. Por isso derrama seu poder e sabedoria, nos capacitando para toda boa obra. É essencial  aprendermos sobre a necessidade da unção do Espírito Santo em nossas vidas nas mais variadas áreas da atividade humana, especialmente quando somos chamados para a realização da Obra de Deus.

Êxodo 31:6 -- ¹ O Senhor disse a Moisés: "Veja, escolhi especificamente Bezalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá. Enchi-o do Espírito de Deus e lhe dei grande sabedoria, habilidade e perícia para trabalhos artísticos de todo tipo. Ele é exímio artesão, perito no trabalho com ouro, prata e bronze. Tem aptidão para gravar e encravar pedras preciosas e entalhar madeira. É mestre em todo trabalho artístico. Para ajudá-lo, designei pessoalmente Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã. Além disso, conferi habilidade especial a todos os artesãos de talento para que façam tudo que lhe ordenei”.

Não podemos fazer nada sozinhos.

Aprenda como reconhecer a unção do Espírito Santo que veio sobre quem está com você.

1-     AOLIABE RECEBEU A UNÇÃO QUE O CAPACITOU A TRABALHAR EM EQUIPE.

2-     Muita gente nunca deu certo na vida porque ainda não aprendeu a trabalhar em equipe. Até muda de igreja para não compartilhar dons e habilidades.

Deus criou o mundo em equipe: o Pai, o Filho e o Espírito Santo trabalharam juntos na criação e o resultado todos nós conhecemos, perfeição absoluta.

Se quisermos ser bem sucedidos na vida por mais preparados que estejamos para qualquer tarefa temos que reconhecer a necessidade de termos uma equipe para a realização das nossas tarefas e missões da vida; sejam elas na vida espiritual bem como na vida em geral e inclusive na família.

Tem casal que não sabe da vida do outro.

Bezalel recebeu de Deus um potencial sobrenatural para realizar as obras de arte do Tabernáculo, mas ele não poderia realizar aquela obra sem companheiros também capacitados por Deus.

Aoliabe foi colocado por Deus para ajudar Bezalel e, por isso Aoliabe recebeu de Deus um potencial tremendo para gravar, desenhar e tecer, mas todo seu potencial seria inútil se ele não se juntasse a equipe de Bezalel.

Cada pessoa que busca a Deus precisa se abrir para que o Espírito Santo o encha de poder também para ser capaz de trabalhar em equipe. Por isso, jamais fique irritado com a unção do outro. Amém?

AVIVAMENTO NÃO É BARULHO NEM ESPETÁCULO DE RE-TE-TÉ

É comum vermos gente que confunde avivamento com barulho ou espetáculo.  

Charles Finney, um dos grandes avivalistas do Século XX, costumava dizer: "O verdadeiro avivamento não se mede pelo barulho de um culto, mas pela transformação de vidas no dia a dia da comunidade." 

O Verdadeiro Avivamento

1. -- E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2)

O avivamento começa com a transformação da nossa mente, renovada pela Palavra de Deus. Não podemos aceitar nem fazer o jogo do mundo, mas temos que rejeitar o sistema babilônico, enquanto buscamos, dia após dia, a renovação da nossa mente. Quero incentivar você a começar/prosseguir em busca dessa necessária renovação diária da sua mente, lendo a Palavra de Deus e aplicando-a em sua vida.

2. -- Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, e domínio próprio. (Gálatas 5:22-23)

O avivamento autêntico se manifesta em nós à medida que começamos a produzir o fruto do Espírito em nosso viver diário. Não é apenas um sentimento, mas uma transformação que se reflete em nossas ações e atitudes, inclusive nossas palavras. 

É lamentável que pessoas tão "ungidas" na igreja, sejam tão mascaradas, falsas, enganadoras e de tão mau testemunho. Evite cair no laço do diabo cultivando o fruto do Espírito, permitindo que o Espírito Santo transforme e capacite você a viver do jeito que agrada a Deus.

3. -- 1ªCoríntios 13:3 diz: Se desse tudo que tenho aos pobres e até meu corpo para ser queimado, sem amor, de nada valeria. -- E não negligencieis a hospitalidade, porque por ela alguns, sem saber, hospedaram anjos." (Hebreus 13:2)

O avivamento também se manifesta na hospitalidade e no amor ao próximo. Não podemos apenas nos preocupar unicamente com nossa vida pessoal, mas devemos nos importar com os outros e mostrar o amor de Cristo. Crente avivado não fica indiferente à dor e a necessidade do outro. 

4. -- E o Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma, e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." 1ªTessalonicenses 5:23.

O avivamento -- e não o re-te-té é um processo de santificação, que nos torna mais parecidos com Cristo. Não é apenas um evento, um culto, uma vigília, mas um processo contínuo. Você anseia por um avivamento? Então, busque a santificação para sua vida, permitindo que o Espírito Santo o transforme e o capacite a viver uma vida santa e agradável a Deus.

O verdadeiro avivamento não se mede pelo barulho de um culto, mas pela transformação de vidas no dia a dia da comunidade. 

TRÊS COLUNAS QUE SUSTENTAM O OBREIRO APROVADO

As três colunas que sustentam a vida do obreiro aprovado por Deus, são: fidelidade à Palavra de Deus, integridade de caráter e serviço prestado com amor. Essas colunas são encontradas em passagens como 2ªTimóteo 2:15 (fidelidade), Provérbios 11:3 (integridade) e Mateus 20:26-28 (servir com amor).

A fidelidade se manifesta na obediência à Palavra de Deus e ao seu chamado. É preciso humildade para reconhecer a própria dependência de Deus e servir com alegria. O serviço é a prática do amor ao próximo através de ações concretas. Não é só falar bonito, tem que agir. Como fez o Bom Samaritano.

VAMOS CONFERIR QUAIS OS MATERIAIS QUE FORMAM O   CONCRETO   DESSAS COLUNAS DE SUSTENTAÇÃO DO OBREIRO APROVADO.

1. Fidelidade à Palavra: --- 2ª Timóteo 2:15: "Esforce-se para apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar (bom testemunho) e que maneja corretamente a palavra da verdade." O obreiro fiel não se desvia dos princípios bíblicos, mesmo diante de pressões ou tentações. Ele busca a santidade e a justiça em todas as áreas da sua vida, mantendo-se firme na fé e na doutrina.

2. Integridade de Caráter: --- Provérbios 11:3: "A integridade dos justos os guia, mas a infidelidade dos traiçoeiros os destrói."  Judas Iscariotes: Mateus 26:14 a 16; --- Mateus 27:3 a 10.

3. Serviço com Amor: --- Mateus 20:26-28: "Quem quiser ser grande entre vocês, que sirva aos outros, e quem quiser ser o primeiro, que seja servo de todos. Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos." 

4. Humildade: --- Provérbios 29:23: "O orgulho leva o homem à ruína, mas a humildade o leva à honra." ------ Filipenses 2:3 - "Nada façais por ambição ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos." O obreiro humilde reconhece que todo dom e talento vêm de Deus e não busca glória para si mesmo. Ele se coloca à disposição para servir, valorizando a contribuição de outros membros da igreja e não competindo por posição nem por reconhecimento ou elogios.

5. Disciplina: --- 1ªCoríntios 9:27: "Mantenho [meu corpo] sob rigoroso controle, para que, depois de ter pregado/ensinado aos outros, eu mesmo não venha a ser desqualificado/reprovado." 

6. Oração: --- Filipenses 4:6: "Não andem ansiosos por coisa alguma; antes, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os seus pedidos pela oração e súplicas, com ações de graças." 

7. Amor ao próximo: --- 1ªJoão 4:20: "Se alguém afirmar: 'Eu amo a Deus', mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois aquele que não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê." 

8. Fé: --- Hebreus 11:6: "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que diligentemente o buscam." 

9. Conhecimento da Palavra: --- 2ªPedro 3:18: "Antes, cresçam na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém." 

10. Disposição para servir: --- 1ªPedro 4:10: "Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas." O obreiro aprovado por Deus busca oportunidades para servir à igreja e à comunidade, utilizando seus dons e talentos para abençoar outras pessoas. Isso pode incluir ações como aconselhamento, ensino, evangelismo, cuidado com os necessitados, visitação, ação social (um conserto, uma refeição, mutirão, transporte – carona ao visitante/entre outros).

Conclusão

Salmo 100 verso 2 nos desafia, a servirmos ao Senhor com alegria e cantando. Servir com gratidão pela graça da salvação, com espírito voluntário, por amor e não por obrigação. Nosso ministério não pode ser manco nem “capenga”. As três colunas de sustentação têm que ser iguais.                                            -- 1.- Fidelidade à Palavra de Deus. 2.- Integridade de caráter. 3.- Serviço prestado com amor.

MOMENTOS EM QUE A VIDA PARECE UM MAR REVOLTO, SEM A MÍNIMA PERSPECTIVA DE ACALMAR AS ONDAS

Deus, Socorro Imediato -- Meus irmãos em Cristo, quantos de nós já nos encontramos em situações desesperadoras, onde a angústia apertava o peito e a solução parecia distante?  Momentos em que a vida parecia um mar revolto, sem a mínima perspectiva de acalmar as ondas?  Nestes momentos, a nossa esperança e confiança se voltam para Aquele que pode acalmar as tempestades – nosso Deus. Hoje, vamos refletir sobre a promessa de Deus de socorro imediato, encontrando consolo e encorajamento nas Escrituras.  Usaremos como base o Salmo 46:1-3, um hino de confiança na proteção divina em tempos de crise. 

**1. Deus é nosso refúgio e fortaleza (Salmo 46:1):** "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia."  Este versículo estabelece a base de nossa confiança.  Em meio à angústia, Deus não está ausente, mas presente como um refúgio seguro e uma fortaleza inexpugnável.  Ele não é um Deus distante, observando passivamente o nosso sofrimento, mas um Deus que intervém ativamente em nossas vidas.  Ele é o nosso escudo e a nossa proteção contra os perigos e as provações.  Este refúgio não é uma ideia abstrata, mas uma realidade tangível para aqueles que depositam sua fé nEle.  Podemos lembrar também de Êxodo 14:14, onde Deus diz a Moisés: "O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis."  ``

**2. Não temeremos, ainda que a terra se mude (Salmo 46:2-3):** "Por isso não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se afundem no coração dos mares; ainda que as suas águas bramem e espumejem, e ainda que os montes tremam com o seu turbilhão."  Estas imagens vívidas descrevem situações de calamidade e desespero.  Terremotos, inundações, guerras – eventos que podem abalar o nosso mundo e nos deixar aterrorizados.  Mas mesmo diante dessas catástrofes, o versículo nos garante que não precisamos temer.  A fé em Deus nos dá a força para enfrentar as adversidades, pois sabemos que Ele está no controle, mesmo quando tudo parece desabar.  Isaías 41:10 nos assegura: "Não temas, porque eu estou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." 

**3. Acalmando as tempestades (Marcos 4:39):** 

Embora não diretamente relacionado ao Salmo 46, a história de Jesus acalmando a tempestade em Marcos 4:39 ilustra o poder de Deus para trazer paz e calma em meio ao caos.  ``  Assim como Jesus acalmou o mar agitado, Ele pode acalmar as tempestades em nossas vidas, trazendo paz e esperança em momentos de angústia.

Irmãos e irmãs, a promessa de Deus de socorro imediato não é uma garantia de ausência de sofrimento, mas uma certeza de Sua presença e poder em meio à adversidade.  Quando a vida nos apresentar desafios, lembremos da fortaleza que temos em Deus.  Ele é nosso refúgio, nossa fortaleza, nosso socorro bem presente na angústia.  Coloquemos nossa confiança nEle, e Ele nos dará força, paz e esperança para superar qualquer tempestade.  Que esta mensagem nos fortaleça a fé e nos impulsione a buscar a Deus em todos os momentos de nossa vida, especialmente quando mais precisamos de Seu socorro imediato.  Amém.

CORRUPÇÃO NO JUDICIÁRIO É REGISTRADA EM PARÁBOLA DE CRISTO

O tempo passa e cada geração parece mais decidida a mergulhar na lama do pecado, sem avaliar as consequências desastrosas para o futuro da humanidade. Trata-se de uma questão extremamente séria. Imagine que o Senhor viesse hoje à terra. O que ele veria?

Em sua vistoria, Jesus estaria registrando tanta miséria, tanta pobreza, tantas guerras, tanta desigualdade, e ao mesmo tempo grandes conquistas da tecnologia, pessoas correndo sem parar. Pergunto, cá com os meus botões: será que Jesus encontraria pessoas que lhe dedicam tempo e obediência? Encontraria aqueles que o colocam em primeiro lugar? O que faria Jesus com aqueles que o afrontam, que se valem de forma abusiva do poder do Estado? Que usam a influência política e religiosa em proveito pessoal?  

- Lucas 18:1-8 - Naquele tempo, Jesus contou aos discípulos uma parábola/alegoria/comparação, para mostrar a necessidade de estarem sempre orando e nunca desistir, dizendo:

"Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e também não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: Me faz justiça contra o meu adversário!'

Durante muito tempo, o juiz se recusou a dar uma sentença em favor da viúva. Por fim, ele pensou:
'Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. Mas, a insistência desta viúva já me está aborrecendo.
Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a me denunciar!"

E o Senhor acrescentou: Prestaram atenção na atitude deste juiz injusto e fora da lei?

Será que Deus não é melhor que esse juiz? Será que Deus não vai fazer justiça aos seus escolhidos,
que dia e noite gritam por ele? Será que Deus vai nos fazer esperar?

Eu digo a vocês que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas, o Filho do homem, quando vier,
será que ainda vai encontrar fé sobre a terra? Ou seja, pessoas que acreditam, confiam e estão determinadas a esperar a solução de Deus?

Eu ainda perguntaria: caso o Senhor viesse hoje, o que encontraria ele em mim, na minha vida, no meu coração? Que prioridades Jesus veria na minha vida? Nós, muitas vezes, focamos em tantas coisas desnecessárias, mas que nós fingimos como urgentes. Nos ocupamos e preocupamos com muitas realidades sem nos darmos conta. Negligenciamos o que mais importa e permitimos que o nosso amor e temor a Deus arrefeça, vá murchando e perdendo o brilho pouco a pouco.

O juiz da parábola estava completamente distante de Deus, dos princípios da justiça e da ética. Ele não acreditava em ninguém e ninguém acreditava nele. Enfim, uma autoridade corrupta perfeitamente entrosada com o sistema perverso que esmaga os oprimidos em favor dos opressores.

Hoje, Jesus oferece o remédio para gerar uma fé forte e sincera. Qual é o remédio? Oração.

A oração é o remédio da fé que restaura a alma. Deve ser uma oração constante, como as abordagens da viúva na casa do juiz. Quantas vezes enviamos “pequenos recados” a pessoas que têm poder de decisão?  Vamos agir assim com Deus para que o coração permaneça ligado a Ele. E não nos esqueçamos de ler as suas respostas. O Senhor responde, sempre. As respostas divinas estão publicadas nos Evangelhos, na Bíblia Sagrada, que deve sempre estar à mão para ser aberta algumas vezes durante o dia, para receber uma Palavra de vida dirigida a nós.

Nenhum sistema deste mundo profano está isento de falhas ou disfuncionalidades, intencionais ou acidentais. De propósito muitos crimes são cometidos, quer seja por autoridades ou pessoas comuns, na busca desenfreada e perversa de lucros e vantagens, como no caso desse juiz desqualificado. Com Deus, o justo juiz, vamos obter respostas esclarecedoras e decisões justas e soberanas.

Seja perseverante. A resposta divina está a caminho!

O MUNDO CLAMA POR TRANSFORMAÇÃO

O mundo clama por transformação e cada dia que amanhece se consome em busca mudanças que evitem sua autodestruição. Problemas globais surgem como ondas de um tsunami avassalador. Desastres ambientais e climáticos, sistemas políticos perversos, ditaduras cruéis, perseguição aos filhos de Deus, enfim, uma gama infinita de injustiças, e a busca por significado são apenas alguns dos desafios que enfrentamos. Vale destacar que, na condição de cristãos, temos a arma mais poderosa à nossa disposição: a oração. Hoje, quero compartilhar com você, como o mundo muda com poder e o céu muda com oração.

Mateus 7:7-8 -- "Peçam e receberão; procurem e encontrarão; batam e a porta lhes será aberta, pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta." 

O Poder da Oração é descrito em João 14:13: "E tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho." Aqui Jesus nos ensina que a oração em Seu nome tem o poder de concretizar grandes realizações com o objetivo de que o Pai seja glorificado. Quando a gente ora em nome de Jesus, estamos alinhando nossas petições com a soberana vontade de Deus. Essa harmonia garante que nossas orações serão respondidas por estarem de acordo com o plano divino.

Hebreus 11:1 -- "A fé mostra a realidade daquilo que esperamos; ela nos dá convicção de coisas que não vemos". Este versículo define a fé como a certeza da esperança e a prova do que não pode ser visto. A fé é a base da oração que funciona. Pela fé acreditamos que Deus é capaz de realizar o que pedimos, mesmo que não vejamos imediatamente. Teste e cultive a fé por meio de suas orações, confiando que Deus está trabalhando nos bastidores, mesmo quando não vemos resultados imediatos.

Mateus 6:13 - "E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém." Este versículo faz parte da oração do Pai Nosso, pedindo por orientação para evitar a tentação e livramento do mal. Jesus nos ensina a orar pelo reino de Deus, pedindo que Sua vontade seja feita na terra como no céu. Priorize a oração pelos propósitos do reino de Deus, suplicando que a vontade do Senhor seja realizada em sua vida e no mundo ao seu redor.

Tiago 1:5 --  Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá. Ele não os repreenderá por pedirem. -- Deus está pronto a conceder sabedoria a quem a pede, para que possamos tomar decisões alinhadas com Sua vontade. Peça sabedoria a Deus em suas decisões diárias, confiando que Ele guiará você pelo melhor caminho.

Tiago 5.15 -- "Essa oração de fé curará o enfermo, e o Senhor o levantará. E, se tiver cometido algum pecado, lhe será perdoado". A oração feita com fé pode alcançar resultados imediatos: - curar fisicamente e perdoar os pecados do doente. A oração aciona o poder da cura e do perdão, comprovando o amor e a misericórdia de Deus. Ore com fé pelos doentes e necessitados, crendo que Deus age no sobrenatural.

- Tenho experimentado e indico a você levar a Deus todas as suas causas impossíveis.

- Em pouco tempo você verá que “o mundo muda com poder, mas o céu muda com oração”.

Somente quando voltamos para Deus em oração, é que participamos do Seu plano de transformação. Que sejamos homens e mulheres de oração, buscando sua face e vendo Sua glória manifestar em nossas vidas e nas estruturas e sistemas do mundo ao nosso redor. Comprometa-se a dedicar tempo diário para a oração, buscando a direção e o poder de Deus. Cultive a fé, acreditando que Deus pode e vai agir em resposta às suas orações. Seja um instrumento de Deus, compartilhando a mensagem de esperança e amor com aqueles ao seu redor. 

- Que o Senhor nos conceda um coração orante para que vejamos Sua glória preenchendo todos os espaços em nossas vidas e no mundo. Amém?

GUERRA INVISÍVEL: O INIMIGO ESTÁ CHEGANDO – QUEM VAI ACIONAR O ALARME?

Muitos filhos de Deus estão em sono profundo quando deveriam estar acordados. A Igreja está adormecida dentro de templos luxuosos e pastores ricos e arrogantes. O despertador de Deus está soando e precisamos acordar e levantar. Não é o momento para espreguiçar e cochilar.

Antigamente, um guarda ficava sobre a muralha para detectar a aproximação do inimigo. [Ezequiel 33.6-7]. Hoje a luz da Palavra de Deus está gritando um aviso sobre um perigo muito mais profundo.    Já recebemos um chamado para despertar por meio da Palavra de Deus – alguém está ouvindo?

Romanos 13.11-12 --“E digo isto, porque conheço o tempo: já é hora de vocês despertarem do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Já é alta madrugada, o dia já amanhecendo. Vamos eliminar, imediatamente, as obras das trevas, e nos revestirmos das armas da luz”.

Pelo relógio de Deus, é hora de acordar. O apóstolo Paulo gritou para os santos em Roma para que despertassem. O que Paulo diria para nós, hoje? Existe anarquia no mundo, frieza e sonolência na igreja.

Na agenda de Deus é muito mais tarde do que muitos de nós imaginamos. Este mundo está com a moral em queda livre como nunca aconteceu antes na história. O alarme já soou, mas poucos prestam atenção. E o que as pessoas estão fazendo? Estão se revirando na cama, bocejando diante da face de Deus. Paulo diz: “já é hora de vocês despertarem” porque já é “alta madrugada”.

Já é mais tarde do que você pensa. Jesus está voltando.  Em breve a trombeta vai tocar. É apenas a mão controladora do Deus Todo-Poderoso e a ação do Espírito Santo que mantêm as portas do mal fechadas da forma como estão. Oro para que o Espírito Santo escreva em nossos corações três coisas que o apóstolo Paulo disse à igreja de Roma e que fazem todo o sentido para a Igreja de hoje.

Desperte! -- Há muita coisa que você pode fazer, mas o tempo é curto; e todas as ações para ganhar almas só poderão ser realizadas enquanto você estiver aqui na Terra.

No relógio da oportunidade faltam poucos minutos. (2ª Coríntios 6.2). Temos, neste momento, a oportunidade mais favorável para pregar o Evangelho de Jesus Cristo. Quando esteve nesta Terra, Jesus disse: “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar” (João 9.4).

Sabe o que há de errado na igreja? As pregações e os sermões são mais parecidos com historinhas de ninar do que com toques de trombeta nos chamando para a batalha. O despertador de Deus está soando por todos os lados ao nosso redor. Jesus virá de surpresa. O apóstolo Paulo disse: “Vocês sabem muito bem que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Mas, vocês não estão em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa” (1ªTessalonicenses 5.2,4).

De onde nos vem coragem para sentar confortavelmente na igreja quando 8 bilhões de seres humanos estão perecendo ao nosso redor? Na noite do mundo já é alta madrugada. E nós agimos como Sansão, adormecido nos braços de Dalila. Então, quando finalmente acordarmos, vamos descobrir que o Espírito já se ausentou de nós.

Pode ser mais tarde em sua vida do que você imagina. Você tem apenas alguns dias a mais, algumas horas de sobra, para servir ao Senhor Jesus: “Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa” (Tiago 4.14).

Há muitas coisas que você pode fazer, mas o tempo é curto; e todas as suas ações para ganhar almas só poderão ser realizadas enquanto você estiver aqui na Terra.

Lave-se! -- Esta não é apenas a hora de despertarmos, mas é a hora de nos lavarmos. Romanos 13 diz para nos despirmos das orgias e bebedeiras, impudicícias e dissoluções, contendas, ciúmes e inveja. Contenda significa o desejo pelo poder. Inveja é querer mais e querer aquilo que o outro tem. Se seu coração é um quartel-general para o ódio, se você está cheio de ciúmes e de desejos insatisfeitos, essas são obras das trevas. Deus fala para você se despir dessas coisas.

-    A vida é curta demais.                                                                                                                            -   A eternidade é longa demais.                                                                                                                  -  As almas são preciosas demais.                                                                                                                -  O Evangelho é maravilhoso demais para estarmos dormindo o tempo todo.                                        -  Você já ouviu o alarme.

 

DESCUBRA COMO DEUS NOS ENSINA A LIMPAR E RENOVAR NOSSA MENTE

Deus está sempre disponível para nos ensinar como higienizar e renovar a nossa mente. Para isso, precisamos conhecer o passo-a-passo desse processo de transformação interior de não aceitação do sistema mundano, conforme Romanos 12:2 – Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus transforme vocês por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para vocês. Essa mudança radical/esse processo envolve a ação direta do Espírito Santo e a aplicação prática dos princípios bíblicos.

Como funciona o Processo de Limpeza e Renovação da Mente

A Bíblia mostra a renovação da mente como uma mudança completa de mentalidade. Nessa fase, temos que aprender a substituir pensamentos e conhecimentos antigos por novos, que estejam alinhados com a vontade de Deus. Tracei um roteiro com parte dos métodos ensinados por Deus que incluem:

Não se conformar com o Mundo: Evitar adotar os padrões

Deus ensina a limpar e renovar a mente através de um processo de transformação interior, de não conformação com o mundo, conforme Romanos 12:2. Esse processo envolve a ação do Espírito Santo e a aplicação prática dos princípios bíblicos.

O Processo de Limpeza e Renovação da Mente

A Bíblia descreve a renovação da mente como uma mudança completa de mentalidade, substituindo pensamentos e conhecimentos antigos por novos, alinhados com a vontade de Deus. Os métodos ensinados por Deus para isso incluem: não se conformar, não aceitar as regras do Mundo: Evitar adotar os padrões, valores e pensamentos deste mundo, que muitas vezes promovem o pecado e a ansiedade.

Transformação pelo Espírito Santo: Permitir que o Espírito Santo atue, o que resulta em vida e paz, em contraste com a mente controlada pela natureza humana, que leva à morte.

Leitura e Meditação na Palavra de Deus: A exposição diária às Escrituras é fundamental. A Palavra de Deus confronta as limitações humanas e convida à mudança, funcionando como um espelho e um manual de instruções para a justiça.

Ocupar a Mente com Coisas Puras: Filipenses 4:8 instrui a focar em tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e de boa fama. Isso envolve substituir pensamentos pecaminosos por bons pensamentos e ações.

Oração e Súplicas: A comunicação constante com Deus através da oração e súplicas, com ações de graças, permite que a paz de Deus, que excede todo entendimento, guarde o coração e a mente.

Comunhão e Ensino Edificante: A congregação em uma igreja e a audição de mensagens edificantes fortalecem a fé e oferecem apoio mútuo, o que é crucial na jornada de crescimento espiritual.

Prática da Fé e Obediência: A mudança real acontece quando o conhecimento da Palavra de Deus é transformado em ação. É preciso experimentar o que se ouve e colocar a fé em prática.

Em essência, a limpeza e renovação da mente são um ato proposital, desejado e contínuo de alinhar os próprios pensamentos, sentimentos e ações com a mente de Cristo e a vontade revelada de Deus. Minha oração é que estejamos dispostos a escancarar a porta da nossa mente para ação plena do Espírito Santo a quem foi conferido esse ministério individual de transformação até nosso último suspiro.